Gaveta Mágica: o podcast para os amantes de livros

Esse podcast é uma parceria com a Rádio Cordel UFPE, projeto de extensão que faz parte do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA da UFPE

O podcast Gaveta Mágica lança o seu primeiro episódio: “Livros e a Pirataria Digital”. Ele é produzido com um estilo narrativo-jornalístico, com espaço para entrevistas com escritores, editores e leitores. O episódio de estreia aborda os vários lados da pirataria digital de livros: do prejuízo para os escritores à democratização do acesso aos livros para os leitores. Além de abordar a crise do mercado editorial, o episódio conta com as participações de editores, como a Carol Coutinho, da Rainha Editoral, e escritores, como Everton Ilkiu, autor do livro “O Tesouro de Algarve”. Esse podcast é uma parceria com a Rádio Cordel UFPE, projeto de extensão que faz parte do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE.

A proposta é alternar episódios narrativos-jornalísticos com episódios dedicados às resenhas de livros. No segundo episódio do Gaveta, já em produção, contaremos a resenha do livro “Terra das Mulheres”, da autora Charlotte Perkings Gilman. Ao longo dos episódios, as vozes dos narradores também se revezam, fazendo com que o podcast não tenha uma locução fixa. A equipe conta com cinco estudantes que realizam o roteiro, a produção, a edição e o monitoramento das redes sociais.

Os episódios são lançados de forma quinzenal nas principais plataformas de streaming de áudio, começando agora em maio. Também é possível acompanhar o Gaveta Mágica nas redes sociais Twitter (@gavetamagicap) e Instagram (@gavetamagicapodcast). Para mais informações, acesse aqui.

A produção de conteúdo da Rádio Cordel está vinculada às ações de ensino e pesquisa das professoras orientadoras, Sheila Borges e Giovana Mesquita. E conta com a participação de alunos dos cursos de Comunicação Social e Design, do Centro Acadêmico do Agreste, campus da UFPE em Caruaru. São eles: Victória Mélo, Mariana Sales, Dayane Jeniffer, Robson Martins e Danielle Leite.

Victória Mélo

melo.victoria23@gmail.com