Ganhando Asas estreia na Rádio Universitária FM

Série com oito episódios foi produzida por estudantes de Jornalismo e jovens com Síndrome de Down

A Rádio Universitária FM passa a veicular, a partir de hoje (8), o programa Ganhando Asas. A série com oito episódios, aprovada pelo Conselho Editorial do Núcleo de TV e Rádios Universitária (NTVRU) da UFPE para integrar a grade de programação de 2021, será exibida todas as quintas-feiras, na Rádio Universitária FM 99.9 até o dia 27 de maio, sempre depois do Som Brasil, às 10h40, e antes do programa Fora da Curva, que começa às 11h.

Jéssica Marques, apresentadora do Podcast Ganhando Asas

O Ganhando Asas é fruto de um projeto de extensão intitulado Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), coordenado pela professora Renata Victor, desde 2017. Ele oferece a jovens com Síndrome de Down aulas de games, fotografia, teatro, música, audiovisual, entre outras linguagens. Por causa da pandemia, as aulas estão suspensas.

O programa Ganhando Asas foi produzido no módulo de Mídia Sonora, ministrado pela professora Andrea Trigueiro. “Foram cerca de 20 alunos envolvidos na produção dos episódios, entre estudantes de Jornalismo e estudantes do projeto de extensão. Todas as etapas de produção desde a pauta até a apresentação, foram protagonizadas pelos jovens com Down, mediadas pelos estudantes de Jornalismo sob minha orientação. É uma série que trata do dia a dia das pessoas com deficiência e fala de inclusão e dos direitos humanos dessas pessoas”, explica Andrea.

Para promover a visibilidade e o protagonismo dos jovens, foram desenvolvidas práticas educomunicativas baseadas no trabalho do educador Paulo Freire a partir da autonomia dos sujeitos, da interação entre os jovens e do compartilhamento dos saberes. Todos os episódios foram apresentados por Jéssica Marques e abordam temas como: Preconceito Não, Educação Inclusiva, Representatividade no Audiovisual, Cultura e Arte, Moda, Esportes, Transporte Público e Viagem. “A comunicação e a arte ajudaram a gente a expressar o que sentimos em relação a nós mesmos e ao mundo que vivemos”, comemora Jéssica.

O programa Ganhando Asas recebeu o prêmio de Inovação do II Festival Autoral de Jornalismo da Unicap #Faço, em 2020. Além disso, a experiência também foi sistematizada em um artigo e apresentada no Congresso da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), na Colômbia.

Data da última modificação: 04/05/2021, 17:05