Notícias Notícias

Voltar

Francisco Ivo Dantas Cavalcanti recebe título de Professor Emérito da UFPE

Cerimônia será realizadas no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, no dia 14 de abril, às 10h

O professor Francisco Ivo Dantas Cavalcanti receberá o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 14 de abril. A sessão solene de outorga será realizada, às 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), que fica na área central da capital pernambucana. A honraria é concedida a professores aposentados que tenham se destacado em atividades de ensino, pesquisa e extensão e na administração universitária.

Francisco Ivo Dantas Cavalcanti é professor titular de Provas e Títulos da FDR. Também é ex-diretor da Faculdade de Direito do Recife, tendo cumprido o mandato no quadriênio 1998-2002. Ele possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap (1970); especialização em Direito Público pela Unicap (1985); mestrado em Sociologia pela UFPE (1976); doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1990); e doutorado em Direito pela UFPE (1997). É ainda livre-docente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1989) e pela UFPE (1992).

Possui dezenas de artigos publicados em periódicos, além de diversos livros, capítulos de livros e trabalhos publicados. Acumula orientações de dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Tem várias participações de bancas examinadoras e em eventos científicos.

Também é juiz federal do Trabalho aposentado e professor Honoris Causa da Escola Superior do Ministério Público do Ceará. Já foi homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, na classe Comendador, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Em seu vasto currículo, o professor soma outras atuações: membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas; presidente do Instituto Pernambucano de Direito Comparado; presidente da Academia Pernambucana de Ciências Morais e Políticas; membro efetivo da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ADPPC); membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional, México; membro do Consejo Asesor del Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional, Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (CEPC), Madri/Espanha.

Ainda é membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas; fundador da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democráticos; membro efetivo do Instituto dos Advogados de Pernambuco; e membro do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas. É professor orientador visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Data da última modificação: 31/03/2023, 14:34