Estudante: fique por dentro de tudo para o início do período letivo 2020.2

Reunimos diversas fontes de informação para os estudantes não se sentirem perdidos no reinício das atividades

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dá início, nesta segunda-feira (24), ao período letivo 2020.2, que vai até o dia 28 de agosto. As atividades acadêmicas, no âmbito da graduação presencial, serão realizadas em formato híbrido, com atividades em dois formatos: 1) exclusivamente remotas; ou 2) remotas e/ou presenciais, desde que preservadas as condições de biossegurança.

Confira abaixo algumas orientações importantes:

MATRÍCULA – A modificação de matrícula acontece de segunda (24) até o dia 2 de junho. Durante esse período, é possível realizar inclusão de componentes curriculares, trancamento do semestre ou matrícula vínculo. O trancamento do semestre letivo 2020.2 não será contabilizado no limite estabelecido nos normativos vigentes. Saiba mais sobre o edital de matrícula e o calendário acadêmico

GUIA DO ESTUDANTE – O Guia do Estudante – Ano Letivo 2020/2021, elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), traz orientações básicas, no formato de perguntas e respostas, sobre como fluirão as atividades acadêmicas no decorrer do semestre. De acordo com o documento, o formato das atividades poderá ser alterado a qualquer tempo de acordo com as condições da pandemia.

MANUAL DO ESTUDANTE – Já o Manual do Estudante traz diversas informações voltadas ao acolhimento na instituição. Algumas delas não se aplicam ao ensino remoto, mas outras podem ser úteis para os alunos também nesse período. É o caso das dicas sobre acessibilidade, saúde do estudante, acolhimento psicológico e ouvidoria. A página traz ainda contatos para quem precisar entrar em contato com setores da UFPE.

VIDA ACADÊMICA – A seção Vida Acadêmica do site da UFPE traz fluxos e documentos que podem ser acessados no decorrer da graduação, tais como formulários e requerimentos, informações sobre matrícula, disciplinas isoladas, carteira de estudante, emissão de comprovantes, uso do nome social, histórico escolar, colação de grau e diplomação.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/PROAES – Estudantes em situação de vulnerabilidade social podem contar com a Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), que tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades aos alunos da UFPE. Os interessados devem ficar atentos aos editais das ações e programas de inclusão social que buscam assegurar a permanência dos alunos na Universidade.

NOTÍCIAS – Para ficar informado sobre as novidades da UFPE, a Assessoria de Comunicação (Ascom) conta com diversos canais: agência de notícias, boletim de notícias, redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), vídeos no YouTube e podcasts Notícias do Campus (notícias rápidas) e Conexão UFPE (conversas sobre variados temas com professores e pesquisadores).

BOLETIM DE NOTÍCIAS – Para se cadastrar para receber o boletim de notícias com as novidades divulgadas pela Assessoria de Comunicação da UFPE, basta enviar uma mensagem para faleconosco@ufpe.br com as seguintes informações: nome, e-mail e categoria (aluno de graduação e pós-graduação presencial, aluno EAD-UAB, professor, técnico administrativo, jornalista ou outros).

BIBLIOTECAS – Os materiais emprestados serão renovados automaticamente e as devoluções estão suspensas até o retorno das atividades presenciais. Ainda não foi definida a data de retorno dos serviços de empréstimo e devolução. O acervo de livros digitais da UFPE, que pode ser consultado de forma remota, é de, aproximadamente, 10 mil títulos. Saiba mais sobre o funcionamento das bibliotecas e sobre o novo portal de e-books.

GRADUAÇÃO/PROGRAD – A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançou um card interativo para facilitar o contato com o público durante a pandemia. O arquivo contém todos os contatos da pró-reitoria e suas respectivas funções. Ao abrir o card, basta clicar no e-mail desejado e selecionar o item “abrir” para ser direcionado. Após isso, acrescente o assunto e a mensagem, pois o remetente já está selecionado, e envie.

Data da última modificação: 19/05/2021, 18:35