Equipe Navícula Boat Design da UFPE obtém o 2º lugar na prova de Projetos e 8º lugar na colocação geral do Duna 2022

Participaram 19 equipes provenientes de diversas universidades do Brasil

Da assessoria do projeto

A UFPE, através da equipe Navícula Boat Design, participou do Desafio Universitário de NautiDesign Duna 2022 e obteve bons resultados na competição: o 2º lugar na Prova de Projetos, 4º lugar na prova de manobrabilidade e o 8º lugar na colocação geral. O evento foi realizado de 31 de agosto a 3 deste mês, na cidade de Joinville e foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste desafio, os universitários projetam e constroem embarcações do tipo rebocador em escala reduzida e rádio controlados. Estas embarcações são testadas por meio de uma série de provas, para avaliar a qualidade do projeto, construção e desempenho. A edição do Duna deste ano contou com a participação de 19 equipes provenientes de diversas universidades do Brasil.

Equipe da UFPE comemora os resultados alcançados no Duna 2022

A equipe Navícula participou do evento com o rebocador “Maria Bonita”, sendo seu casco construído com PLA através de impressão 3D e reforçado com resina e fibra de vidro. Contou com um sistema de propulsão formado por duas hélices do tipo Kaplan com tubulão, acionadas por um motor elétrico através de uma caixa de redução composta por engrenagens metálicas. Estas foram projetadas pelos alunos da área de mecânica da equipe e sua construção foi realizada pelo patrocínio da empresa Aster Marine Support. Adicionalmente, o rebocador contou com um sistema eletrônico de controle formado por placas de circuito impresso impermeabilizadas (manufaturadas pela área de eletrônica da equipe). Os hélices e lemes foram projetados e manufaturados utilizando a impressora 3D da Navícula.

A equipe Navícula foi formada pelos alunos Mayara Gleyce da Silva Nery Saturnino (Engenharia Naval), Lígia Vitória Alves de Lima (Engenharia Naval), João Vitor dos Santos Martins Soares (Engenharia Elétrica), Thaís dos Santos Rodrigues (Engenharia de Controle e Automação) e Rosimere Alcântara Sousa (Engenharia Mecânica). Durante o Duna, a aluna Mayara foi a capitã; Thaís, a tenente; e João, o piloto. O professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval, do Departamento de Engenharia Mecânica, orientou a equipe durante o projeto e construção do rebocador da Navícula e durante a participação da equipe no evento.

Além de contar com o apoio da Universidade, a equipe contou também com o apoio das empresas pernambucanas: empresa de reparação de navios e instalações de maquinas marítimas Aster Marine Support, estaleiro de lanchas Atymar e o estaleiro de grande porte Vard

Rebocador Maria Bonita foi usado durante a competição

PROJETO DE EXTENSÃO – O projeto de extensão Navícula Boat Design é responsável pelo projeto e construção de embarcações de alto desempenho e rebocadores em escala reduzida. Representa a UFPE em competições nacionais e internacionais de Engenharia Naval e Oceânica.

Um dos objetivos da Navícula é fornecer aos alunos participantes a experiência de um ambiente de trabalho o mais parecido com a realidade. Neste ambiente, eles vão precisar trabalhar em equipe para atingir metas mediante a interação com alunos de diferentes áreas, resolução de problemas de engenharia no projeto, construção e testes. Planejar as atividades e insumos a serem adquiridos considerando um orçamento e data de entrega definidos e procura de empresas afins aos objetivos da Navícula para parcerias.

Instagram do projeto
@naviculaufpe