Notícias Notícias

Voltar

Equipe do HC se mobiliza para realizar cirurgia de urgência em recém-nascido na noite do Domingo de Páscoa

Depois de operado, o bebê está sob avaliação e estável

A noite do Domingo de Páscoa foi especial para a equipe de assistência do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh que se mobilizou para realizar uma fasciotomia de urgência para salvar o antebraço direito de um bebê que havia acabado de nascer com um problema circulatório no membro.

No plantão da maternidade do hospital-escola, a neonatologista Bruna Brasileiro percebeu que o bebê havia nascido com uma isquemia provocada por fatores desconhecidos, o que impedia a circulação do seu antebraço. Imediatamente, ela contatou outros médicos da cirurgia vascular e da ortopedia, que não estavam de plantão, nem de sobreaviso, mas saíram de suas casas para cumprir esta missão.

“Ver tantas pessoas saírem de casa para vir socorrer um bebê com uma hora de vida, do SUS, em um hospital universitário, em pleno feriado, tarde da noite, fez meu coração encher de esperança! Fé na humanidade e uma mensagem linda de que ele (Jesus Cristo) não morreu em vão! Ele renasce todos os dias. Minha gratidão a todos que fizeram parte disso. Obrigada por existirem e fazerem a diferença na vida das pessoas”, relata Bruna Brasileiro, em seu perfil no Instagram.

Bruna contatou a cirurgiã vascular Juliana Siqueira, que acionou a também cirurgiã vascular Catarina Almeida e a ortopedista Giselly Veríssimo, especialista em mão, que convidou os residentes de ortopedia Yago Lima e Alessandro Sena. A anestesista Djanira Calixto, que estava no plantão com Bruna, completou o time. “Quando uma equipe inteira ‘se forma’ às pressas para salvar uma vida, socorrer uma outra equipe angustiada a gente entende o real significado de amor à profissão, amor à vida e de orgulho do lugar onde trabalha”, completa a chefe da Unidade Neonatal do HC, Carmen Aymar.

A ortopedista Giselly Veríssimo conta que não pensou duas vezes quando recebeu a ligação do hospital, pedindo a sua colaboração. “Larguei o que estava fazendo e vim direto para o HC. Este hospital é minha segunda casa, é onde fiz toda a minha formação e tem pessoas extremamente capacitadas. É muito gratificante saber que você pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, falou.

A fasciotomia consiste em cortar um conjunto de tecidos fibrosos (a fáscia) para aliviar a pressão e tratar a perda de circulação na área para impedir a amputação do antebraço. O bebê está sob avaliação e estável. “Ainda é muito cedo para sabermos se o bebê vai ter algum tipo de dano. Ele ainda está em processo de cicatrização e precisará ser acompanhado durante todo esse período”, concluiu Giselly.

Data da última modificação: 08/04/2021, 12:40