Equipe do CIn alcança o decacampeonato da Maratona de Programação no Brasil

Final da 26ª edição ocorreu de 31 de março a 2 de abril, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul

A história de sucesso do Centro de Informática (CIn) da UFPE na final nacional da Maratona de Programação ganhou mais um capítulo no último final de semana. A equipe “Amigos de Yuki”, formada pelos estudantes Bezaliel Silva, Gabriel Pessoa, Ícaro Guerra e os técnicos Tiago Gonçalves e o professor Nivan Ferreira, foi a grande vencedora da 26ª edição e trouxe o décimo troféu para o CIn, consagrando a UFPE como a instituição com maior número de títulos na história da competição. A final ocorreu de 31 de março a 2 de abril, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A competição ocorre simultaneamente em toda a América Latina. Além do título nacional, a equipe “Amigos de Yuki” obteve a melhor performance dentre todos os times latino-americanos. Com o resultado, a equipe se classificou para a final mundial que ocorrerá no segundo semestre de 2023 no Egito.

A primeira etapa contou com a participação de 534 times, vinculados a 127 instituições brasileiras de todo o território nacional, e foi realizada em formato remoto, em razão das medidas sanitárias de prevenção à pandemia da covid-19. Nesta fase, o CIn esteve representado por seis equipes, que alcançaram posições de destaque, sendo quatro delas figurando no Top 40 do ranking.

No CIn, os trabalhos de preparação para torneios deste tipo são realizados pelo MaratonaCIn, time de programação competitiva coordenado pelo professor Nivan Ferreira. Por meio de treinamentos e simulações, os estudantes escolhidos através de uma seletiva anual são confrontados com situações semelhantes ao contexto de uma competição real. Além dos dez títulos nacionais, o grupo já acumula um título latino-americano, além de grande quantidade de medalhas.

MARATONA – Organizado desde 1996 pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento anual faz parte da regional sul-americana do International Collegiate Programming Contest. É destinado a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc.) e busca promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três integrantes, que tentarão resolver durante um determinado tempo o maior número possível dos problemas que são entregues no início da competição.

Data da última modificação: 05/04/2022, 18:38