Doutoranda da UFPE é uma das premiadas do Duolingo Doctoral Research Awards/Duolingo Dissertation Awards Program 2020

O prêmio internacional contemplou 12 doutorandos de diversos países

Uma pesquisa inovadora sobre síntese e reconhecimento da fala tornou a autora do estudo, Chaina Santos Oliveira, aluna do Doutorado em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, uma das premiadas do Duolingo Doctoral Research Awards/Duolingo Dissertation Awards Program 2020, cujo resultado foi divulgado em dezembro do ano passado. O prêmio internacional contemplou 12 doutorandos de diversos países, sendo Chaina a única representante da América Latina.

No doutorado, Chaina é orientada pelo professor Ricardo Prudêncio

O estudo é intitulado “Item Response Theory Model to Evaluate Speech Synthesis and Recognition”. Nele, a doutoranda aplica Teoria de Resposta ao Item – uma metodologia de avaliação utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em algumas provas de proficiência – para avaliar qualidade de síntese e reconhecimento da fala. “Eu propus uma metodologia para avaliar as habilidades de fala e compreensão de quem faz o teste de inglês do Duolingo”, explicou Chaina Oliveira.

Esse trabalho está relacionado à tese de doutorado da estudante, que está em andamento sob a orientação do professor Ricardo Prudêncio. O estudo premiado foi desenvolvido dentro do Projeto CIn/Motorola, uma parceria que envolve professores e alunos do Centro de Informática da UFPE e a empresa Motorola.

“O reconhecimento indica o alto padrão da tese em desenvolvimento, compatível com os padrões internacionais de originalidade e inovação. O interesse de uma grande empresa como o Duolingo mostra também o potencial econômico e de transferência direta de conhecimento dos resultados obtidos pela aluna com sua tese”, destacou o professor Ricardo Prudêncio.

“Ser premiada foi bastante motivador e gratificante. De certa forma, serviu como uma sinalização de que minha pesquisa está seguindo um caminho promissor. Tudo isso me deixou mais confiante e entusiasmada para continuar a desenvolvê-la”, comemorou Chaina Oliveira, que já usou o Duolingo para praticar inglês e atualmente utiliza a plataforma para aprender francês. Com a vitória, ela conquistou um certificado formal e uma quantia de US$ 5 mil.

PRÊMIO – Promovido pela plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo, o Duolingo Doctoral Research Awards/Duolingo Dissertation Awards Program apoia estudantes de doutorado de todo o mundo que desenvolvem pesquisas voltadas a um melhor ensino, aprendizagem e avaliação de línguas. Confira a lista completa dos premiados de 2020.

Data da última modificação: 26/02/2021, 17:13