Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica visita Museu de Ciências Nucleares da UFPE

Espaço foi inaugurado em 20 de maio de 2010, a partir de iniciativa do Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear do DEN

O Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu a visita do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Rafael Mariano Grossi em sua passagem recente pelo Recife. A visita ocorreu na última quinta-feira (15), e contou ainda com a presença do reitor Alfredo Gomes e vice-reitor da UFPE, e Moacyr Araújo, respectivamente; do embaixador brasileiro em Viena, Carlos Duarte; e do diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), o professor e pesquisador Carlos Alberto Brayner; bem como de representantes da Marinha e outros. O grupo foi recepcionado pela professora Helen Khoury, coordenadora-geral do Museu.

Foto: Anderson Lima

Reitor, vice-reitor e coordenadora do museu recepcionaram a comitiva

Durante a visita, o diretor-geral da IAEA pode conhecer as duas salas que constituem o Museu, bem como o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes e o Laboratório de Ressonância Eletrônica Paramagnética (EPR). “A partir dessa apresentação, ele pode ter uma ideia tanto das pesquisas que a gente desenvolve aqui como também das atividades para a difusão da ciência”, explicou a professora Hellen Khoury.

Rafael Mariano Grossi classificou a visita como excelente. “O Museu de Ciências Nucleares faz um trabalho fantástico para desmistificar a ciência nuclear e promover a educação entre estudantes e outros visitantes. Os objetos expostos no Museu explicam a evolução da ciência nuclear e os efeitos da radiação. E o Laboratório de Metrologia de Radiação, localizado ao lado, faz um trabalho essencial para garantir o uso seguro desta importante tecnologia”, avaliou. Ao final da visita, foi descerrada placa em celebração à passagem do diretor-geral pelo Museu.

MUSEU – O Museu de Ciências Nucleares da UFPE é um espaço educativo-cultural destinado à difusão e socialização do conhecimento das aplicações da energia nuclear na medicina, indústria, agricultura e geração de eletricidade. Foi inaugurado em 20 de maio de 2010 a partir de iniciativa do Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear do Departamento de Energia Nuclear da Universidade. A partir de uma linguagem moderna, o espaço utiliza recursos como maquetes, vídeos, fotos e painéis, entre outros, para desmistificar a ciência nuclear para estudantes e demais visitantes.

Data da última modificação: 19/07/2021, 18:04