Notícias Notícias

Voltar

Departamento de Física promove colóquio nesta sexta-feira (15)

O evento é virtual e será realizado via Google Meet, às 16h

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove nesta sexta-feira (15) colóquio virtual intitulado “Nanotermometria de luminescência e as anomalias da água líquida”. O evento será apresentado por Luís António Dias Carlos (foto), da Universidade de Aveiro (Portugal), via Google Meet, às 16h. O departamento orienta aos participantes para entrarem com o microfone desligado e, de preferência, pelo e-mail institucional (@ufpe.br).

Luís António Dias Carlos é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Portugal. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Ciências e os seus interesses atuais de investigação incluem nanotermómetros luminescentes, concentradores solares luminescentes, e híbridos orgânicos-inorgânicos para fotônica verde (iluminação em estado sólido e ótica integrada).

Resumo:
Durante a última década, a nanotermometria de luminescência abriu a possibilidade de medir fluxos térmicos a escalas espaciais inferiores a 10 µm, inacessíveis por métodos elétricos convencionais. Diversos luminóforos têm mostrado serem capazes de medir a temperatura de forma não evasiva através das suas propriedades de emissão de luz, por exemplo polímeros, sistemas conjugados de DNA ou proteínas, corantes orgânicos, pontos quânticos, e íons de lantanídeos trivalentes (Ln3+) incorporados em híbridos orgânicos-inorgânicos e em nanopartículas. A implementação destes materiais à base de íons Ln3+ como termómetros raciométricos foi extensivamente revista nos últimos cinco anos. Nos últimos dois anos, o foco da termometria de luminescência deslocou-se gradualmente do fabrico de novas nanoarquitecturas para a utilização da técnica como ferramenta para a bioimagem térmica e para o estudo de propriedades dos próprios termómetros e do seu ambiente local, como, por exemplo, a velocidade instantânea de nanocristais Brownianos suspensos tanto em solventes aquosos como orgânicos. Após uma perspectiva geral do trabalho realizado em nanotermometria de luminescência desde a explosão do campo há uma década atrás, a palestra centrar-se-á num exemplo recente que ilustra como as anomalias da água líquida podem ser estudadas utilizando a termometria de luminescência.

Data da última modificação: 13/01/2021, 16:07