Departamento de Física inicia série de colóquios de 2º semestre do ano

Os colóquios começam na sexta-feira (19), via Google Meet, com palestra do professor Paulo Henrique Souto Ribeiro, do Departamento de Física da UFSC

O Departamento de Física da UFPE realiza o primeiro colóquio webinar do semestre. O evento acontece na sexta-feira (19). A primeira palestra deste semestre, que ainda será remota, às 16h, via Google Meet. Os organizadores recomendam entrar na sala virtual com o microfone desligado e com o e-mail institucional (@ufpe.br). A palestra será apresentada pelo professor Paulo Henrique Souto Ribeiro, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina, e pesquisador na área de óptica quântica. O tema do colóquio será “Luz estruturada em processos de conversão de frequência óptica”.

Ele é graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Cefet-MG, em 1988, doutor em Ciências pela UFMG em 1995, pós-doc no Laboratório Kastler Brossel (Ecole Normale Supérieure, Sorbonne Université, Collège de France e CNRS) em 1996 e pós-doc na UFMG em 1997. Professor da UFRJ entre 1998 e 2015 e atualmente professor titular da UFSC de Florianópolis. Pesquisa na área de Óptica Quântica, Informação Quântica, Simulação Quântica, Termodinâmica Quântica, Computação Óptica e Luz Estruturada.

Resumo

O termo “luz estruturada”' vem sendo usado recentemente para caracterizar feixes de luz que são produzidos com seus graus de liberdade projetados e preparados de acordo com alguma demanda ou tarefa. Graus de liberdade como a polarização, frequência e comprimento de onda já vêm sendo estruturados com alto grau de controle há várias décadas. Mais recentemente, o aparecimento do modulador espacial de luz, ou SLM do acrônimo em inglês, revolucionou a capacidade de estruturação dos graus de liberdade espaciais transversais dos feixes de luz. Com isso, as aplicações de luz estruturada se multiplicaram e têm impacto em várias áreas do conhecimento humano. Neste seminário, falarei sobre experimentos empregando luz estruturada em processos de conversão de frequência óptica tais como conversão paramétrica descendente estimulada e soma de frequências. Empregaremos feixes preparados em modos de Laguerre e Hermite-Gauss, vórtices vetoriais e feixes parcialmente coerentes com momento angular.

Data da última modificação: 16/08/2022, 17:29