Departamento de Física da UFPE promove seminário nesta segunda-feira (22)

O evento será apresentado pelo professor Claudio Lenz Cesar, da UFRJ, às 16h

Os cursos de graduação do Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem nesta segunda-feira (22) um seminário online. Intitulado “Ciências Mão-Na-Massa, uma necessidade no ensino brasileiro em todos os níveis: Laboratório de Física Experimental em casa durante a Covid-19 na UFRJ”, o evento será apresentado pelo professor Claudio Lenz Cesar (UFRJ). O seminário acontecerá via Google Meet, a partir das 16h.

Claudio Lenz Cesar possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Física pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology – 1995). É professor titular, desde 2011, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estudos de Átomos e Moléculas Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: antihidrogênio, espectroscopia de alta resolução, átomos e moléculas criogênicas, armadilhas de íons, átomos e moléculas, testes fundamentais de física (simetria de CPT e princípio de equivalência). Durante a Covid-19, liderou uma grande equipe de professores na reinvenção dos cursos de Física Experimental no IF-UFRJ levando o “laboratório à casa do aluno”, usando kits.

Resumo

Descrevemos a reinvenção dos cursos de Física Experimental no Instituto de Física da UFRJ, durante a Covid-19, em experimentos mão-na-massa realizados pelos alunos em suas casas. Discutimos motivações, princípios e implementações adotadas para os períodos de ensino remoto. Utilizamos material caseiro para os experimentos de Fis. Exp. I e II, que versam sobre medidas, incertezas e mecânica. Empregamos e desenvolvemos uma solução à base de kits Arduino-UNO para o estudo de circuitos RLC em Fis. Exp. III, em contraste com um curso de videossimulação. Para experimentação com ótica, em Fis. Exp. IV, utilizamos um kit à base de laser-pointer, lupas e polarizadores. Discutimos a implementação e fazemos um balanço parcial dos desafios, problemas, sucessos e consequências dessa iniciativa. Dentre as repercussões está um projeto para envolver os professores do Ensino Médio nesse modelo numa iniciativa de levar esse modelo até ao Ensino Básico: esperamos com isso influir na maior eficiência do Ensino no Brasil, trazer maior atratividade à Educação e formar melhores cidadãos. Buscamos parcerias nesse projeto de longo prazo.

Data da última modificação: 18/03/2021, 17:59