Departamento de Física da UFPE promove colóquio virtual nesta sexta-feira (9)

O evento será transmitido via Google Meet, às 16h

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza webcolóquio nesta sexta-feira (9). De título “Entendendo e projetando vidros via simulação atomística, inteligência artificial e nativa”, o evento será apresentado pelo professor do Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O colóquio será realizado via Google Meet, às 16h, e os organizadores orientam os participantes a entrarem na sala com o e-mail institucional @ufpe.br e o microfone desligado.

Resumo

Avanços recentes na modelagem computacional das relações entre a composição e as propriedades de vidros já estão auxiliando no entendimento e desenvolvimento de novas composições, com substancial economia de tempo e recursos em comparação à abordagem tradicional de “cozinhar e checar”, ou “try-and-get lucky”. Neste colóquio, mostraremos como técnicas de dinâmica molecular e algoritmos de aprendizado de máquina podem nos guiar na navegação no espaço multidimensional das infinitas possibilidades de composições de vidros em problemas de otimização multipropriedades. Apresentaremos um exemplo de sucesso – um projeto de um vidro óptico especial, com uma combinação pré-determinada de índice de refração e temperatura de transição vítrea, utilizando Inteligência Artificial. Essas simulações também poderão nos auxiliar a decodificar o “genoma do vidro” visando entender as complexas relações entre a sua composição química, a estrutura e as inúmeras propriedades. O futuro destas técnicas no desenvolvimento de novos materiais é certamente brilhante.

posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 06/07/2021, 19:04