Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE estabelece convênio de intercâmbio com a Università D'Annunzio, da Itália

Acordo proporcionará a ida de estudantes brasileiros à universidade italiana e a recepção de estudantes italianos pela UFPE

O Departamento de Engenharia Biomédica (DEBM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Università G d’Annunzio Chieti-Pescara estabeleceram um acordo bilateral válido até março de 2028. O convênio é realizado por meio do programa de intercâmbio Erasmus, financiado pela União Europeia, e proporcionará a ida de estudantes brasileiros à universidade italiana e a recepção de estudantes italianos pela UFPE.

O chefe do Departamento de Engenharia Biomédica, professor Wellington Pinheiro dos Santos, destaca que a aproximação inicial com a universidade italiana foi feita pelo professor Carlos Alexandre Barros Melo, do Centro de Informática da UFPE (CIn), com quem eles têm uma colaboração científica.

“Inicialmente, haverá o intercâmbio de estudantes, em formato similar àquele de outros programas de intercâmbio. A coordenação do curso de Engenharia Biomédica elaborará um processo seletivo para escolha dos estudantes que participarão a partir de critérios claros e republicanos. No período de intercâmbio, os estudantes cursarão componentes curriculares diversos e participar de atividades de pesquisa ou extensão”, explica o professor.

Sobre as oportunidades para os docentes geradas pelo convênio, Wellington continua: “Acontecerão seminários entre os dois grupos docentes e participarão aqueles que encontrarem mais sinergias em eventuais atividades de pesquisa entre o nosso corpo docente e o italiano. Esse processo de diálogo será contínuo enquanto durar a colaboração formal entre a UFPE e a Università G d'Annunzio. Outros docentes que não sejam do Departamento de Engenharia Biomédica poderão participar, desde que em colaboração ativa com docentes da Engenharia Biomédica e por meio de projetos que contemplem o benefício direto de nosso curso de graduação e de nossas pesquisas ou atividades de extensão, de acordo com critérios objetivos em elaboração pela coordenação do curso de Engenharia Biomédica e pela chefia do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE”.

“Este convênio faz parte de um esforço de internacionalização de nosso departamento e de nossos cursos de graduação e pós-graduação, que visa construir conjuntamente soluções para o desenvolvimento nacional e local no que se refere à Engenharia Biomédica e tecnologia em saúde no geral, mas também objetiva construir e reforçar laços de amizade entre as nações, promovendo o intercâmbio acadêmico para formar pessoal altamente qualificado, com visão ampla dos problemas e eventuais soluções universais, promovendo valores democráticos e inclusivos, de justiça social e colaboração internacional, visando a promoção se uma cultura de democracia é paz”, avalia o professor Wellington.

Antes deste acordo bilateral, a UFPE já tinha um protocolo de intenções válido até 2024 com a Università G d’Annunzio Chieti-Pescara, coordenado pela professora Natália Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU). Na página da Diretoria Relações Internacionais é possível acessar a relação completa de convênios entre a UFPE e instituições de outros países).

Secretaria do curso de graduação em Engenharia Biomédica

secretaria.cgeb@ufpe.br