Notícias Notícias

Voltar

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital universal hoje (31)

O edital aceitará submissões até o final de setembro nas categorias de grupos emergentes e consolidados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o edital universal MCTI/FNDCT Nº 18/2021 hoje (31). A chamada possui duas faixas de pesquisa: a faixa A (grupos emergentes), destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e limitados ao valor de R$ 165 mil, e a faixa B (grupos consolidados), destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, cinco doutores, de, ao menos, duas instituições distintas, sendo um deles o coordenador do projeto e limitados ao valor de R$ 275 mil.

Para a faixa A, o proponente/coordenador do projeto não poderá ser beneficiário de bolsa de Produtividade em Pesquisa ou de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. A data limite para submissão das propostas é 30 de setembro e as mesmas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. Recomenda-se o envio das propostas com antecedência, uma vez que o CNPq não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

As informações sobre os fundos setoriais (documentos básicos, diretrizes estratégicas, legislação básica etc.) estão disponíveis no site do MCTI. Mais informações sobre como submeter os projetos, documentos necessários, prazos e critérios de julgamentos das propostas podem ser acessadas na página do CNPq. 

Data da última modificação: 31/08/2021, 17:25