Conselho de Administração aprova propostas da Procit sobre informação e publicação na internet

O Plano de Dados Abertos estabelece ações para implementação e promoção de abertura de dados sob sua responsabilidade

O Conselho de Administração da UFPE aprovou por unanimidade três propostas apresentadas pela Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), em reunião, na última sexta-feira (15), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, no Campus Recife. Trata-se da criação da Política de Publicação na Internet da Universidade, da Política de Informação do Repositório Digital da UFPE e do Plano de Dados Abertos (PDA) da UFPE, estando todas as propostas alinhadas à legislação federal vigente.

A Política de Publicação na Internet da UFPE orienta e estabelece as diretrizes corporativas gerais de publicação na internet a serem seguidas pela instituição. Os objetivos são garantir visibilidade aos processos educacionais e à produção científica, tecnológica, artística e cultural da Universidade aos usuários; garantir confiabilidade, clareza e descentralização das publicações; proporcionar um espaço unificado, interativo e integrado para o acervo de informações acadêmicas e técnico-administrativas da UFPE; e promover a integração crescente entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Já a Política de Informação do Repositório Digital da UFPE visa a preservar a memória da produção científica e tecnológica da UFPE; ampliar a visibilidade da produção científica e tecnológica da UFPE; potencializar o intercâmbio entre instituições de ensino, pesquisa e extensão; acelerar o desenvolvimento de suas pesquisas; democratizar e garantir o acesso à sua produção científica; subsidiar a criação e o uso de indicadores referentes à produção científica da UFPE; otimizar a gestão de investimentos em pesquisa na UFPE; e estabelecer políticas para garantir o registro e a disseminação da produção científica da UFPE.

“As políticas colocam com clareza o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve ser feito para as pessoas poderem atuar. Além do mais, havendo a regra, você permite a descentralização das atividades”, afirmou o pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação, professor Décio Fonseca. “Todas essas [políticas] seguem o princípio fundamental da transparência e da visibilidade para as comunidades interna e externa”, ressaltou.

O Plano de Dados Abertos da UFPE estabelece ações para implementação e promoção de abertura de dados sob sua responsabilidade. “Ele tem uma conexão com a Lei de Acesso à Informação e vai permitir que a Universidade publique, com garantia e qualidade, seus dados administrativos e científicos”, explicou o professor Décio Fonseca.

O PDA tem por objetivo geral promover a abertura de dados na UFPE, zelando pelos princi´pios da publicidade, transparência e eficiência, visando ao aumento da disseminação de dados e informações e contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma a dar maior suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e ao controle social.

As três propostas foram apresentadas pela equipe da Procit durante a reunião do Conselho de Administração. “Temos hoje uma sociedade em rede, informatizada. É uma transformação completa e vocês são protagonistas dessa mudança”, disse o reitor Anísio Brasileiro ao referir-se ao grupo da Procit e aos projetos. Para ele, a transformação da informação em conhecimento é um ponto central do papel social das universidades.

PROJETOS – As atividades de elaboração das três propostas foram articuladas pela Procit, com parceria da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), de gestores, de diretores de centros acadêmicos e da comunidade acadêmica.

As resoluções da Política de Publicação na Internet da Universidade e da Política de Informação do Repositório Digital da UFPE e o Plano de Dados Abertos da UFPE serão publicadas no Boletim Oficial em breve.

Data da última modificação: 18/12/2017, 18:15