Cling amplia gama de serviços oferecidos à comunidade acadêmica e externa da UFPE

A unidade, criada em 2020, é ligada à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade

A Coordenação de Línguas e Interculturalidade (Cling) da UFPE, ligada à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade, passa a desenvolver a partir deste mês uma série de novas atividades:
- Tutoria/Mentoria one to one (presencial ou virtual) para discentes e docentes da UFPE;
- Tradução de trabalhos científicos e elaboração de Resumos e Abstracts para Língua Estrangeira;
- Revisão e Certificação de propriedade e teor linguístico para manuscritos e trabalhos científicos;
- Interpretação em língua portuguesa e em língua estrangeira para eventos científicos e cerimônias acadêmicas; e
- Testagem em nível internacional para avaliação e identificação de componentes de escrita, leitura e compreensão.

Criada em 2020, a Cling já desenvolveu uma série de iniciativas na UFPE, auxiliando na tradução dos sites dos programas de pós-graduação e dos componentes dos cursos de graduação da UFPE para implementação do histórico bilíngue.

A coordenação também aplicou centenas de exames de proficiência (espanhol, francês, inglês e italiano) e ofertou uma série de cursos de idiomas (inglês, espanhol, francês, italiano), além de cursos de aspectos da história japonesa e de linguística forense. No segundo semestre de 2021, a Cling passou a ministrar ainda o curso de pós-graduação lato sensu em Educação Internacional Bilíngue/Plurilíngue com ênfase no Ensino de Línguas Estrangeiras e Disciplinas Não Linguísticas, em parceria com o Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE.

administrativo.cling@ufpe.br

Data da última modificação: 07/10/2021, 18:40