Chamada pública interna da UFPE estimula inovação no âmbito de práticas de ensino na graduação

Edital se destina ao financiamento de projetos que devem se configurar como inovação no ensino na graduação, em três categorias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou ontem (24) o Edital n° 19/2022 – Chamada Pública Interna – Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação. A iniciativa envolve as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e tem por objetivo o apoio a iniciativas inovadoras no ensino no âmbito dos cursos de graduação da Universidade, por meio de repasse de recursos para docentes de cursos de graduação, mediante apresentação de projetos que fomentem a inovação no âmbito de práticas de ensino, o que pode possibilitar o fortalecimento da permanência e êxito dos estudantes nos cursos de graduação da UFPE. Os projetos deverão ser submetidos até o dia 4 de julho, conforme cronograma constante no edital.

O edital se destina ao financiamento de projetos que devem se configurar como inovação no ensino na graduação, em três categorias: projetos de inovação no ensino na graduação que se pautem na geração de novos produtos, serviços ou processos na área de conhecimento; projetos de inovação no ensino na graduação que se pautem na melhoria ou aperfeiçoamento de produtos, serviços ou processos já existentes na área de conhecimento; e projetos de inovação no ensino na graduação que se pautem na aquisição ou manutenção de equipamentos que são utilizados no desenvolvimento de produtos, serviços ou processos de inovação do ensino na área de conhecimento.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos da UFPE no valor total de R$ 620 mil, com o objetivo estratégico de aumentar a permanência nos cursos de graduação e de adotar novas práticas pedagógicas para formação acadêmica. Os recursos podem ser usados para aquisição de equipamentos (material permanente) e/ou de material de consumo e serviços (custeio), conforme detalhamento orçamentário previsto no projeto submetido e aprovado no edital. Os recursos de cada projeto poderão ser distribuídos entre custeio e material permanente. Serão aprovados até 11 projetos até o valor máximo de R$ 20 mil e até oito no valor de R$ 20.001 a R$ 50 mil.

Diretoria de Finanças e Infraestrutura da Graduação
Data da última modificação: 26/05/2022, 09:22