Notícias Notícias

Voltar

Adufepe participa da Bienal do Livro com lançamento de obras, bate-papo com escritores, oficinas e conferência

A Bienal do Livro acontece de 1º até 12 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda

Da assessoria da Adufepe

Os amantes da literatura estão na contagem regressiva para o início da XIII Bienal Internacional do Livro. Como não poderia ser diferente, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco estará presente com um estande e uma série de atividades, presenciais e virtuais, focadas na produção literária dos professores. Haverá lançamento de livros, bate-papo com autores e editores, oficinas, conferência sobre saúde mental, análises das obras de Paulo Freire – homenageado do evento junto à poeta e vereadora Cida Pedrosa –, sarau de poesia, além de articulação política com movimentos sociais e entidades sindicais. A Bienal do Livro acontece de 1º até 12 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda.

“Nós enxergamos a Bienal como um espaço importante de promoção da literatura, da arte e da cultura. É também um espaço de disseminação do trabalho de professores que atenderam nosso convite para o lançamento de livros que traduzem sua produção acadêmica. Mas teremos muito mais”, pontuou Zélia Porto, diretora da Adufepe.

A Adufepe na Bienal vai incentivar a produção acadêmica e também vai oferecer cursos para educadores sociais e docentes da Educação Básica. A ação inclusiva reforça o papel social da entidade na maior feira literária do Norte e Nordeste. “Vamos promover, por exemplo, um debate sobre o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, para discutir a atualidade do seu pensamento e revelar o impacto do bom combate para a democracia no Brasil. Então, nosso espaço é para difusão do conhecimento e promoção da argumentação crítica sobre esse momento político de barbárie que estamos vivendo”, complementou a diretora.

As atividades no estande serão presenciais e virtuais. Os lançamentos de livros e bate-papo com escritores e editores serão transmitidos através do canal da Adufepe no YouTube. “Pensamos na possibilidade de disponibilizar o conteúdo através de lives em nossas redes sociais no intuito de ampliar o debate. Consideramos a Bienal um espaço de aproximação com a literatura e, através dela, vamos lançar até mesmo livros de poemas. O Diálogos em Roda de Poesia, por exemplo, é de um coletivo de poetas que abraçam a poesia de instante, ou seja, que problematizam o momento em que vivemos. É arte, literatura, cultura, mas também luta e resistência”, adiantou Zélia Porto.

Na programação, ainda constam exposição fotográfica e debates com entidades sindicais e movimentos sociais. “Vamos promover conversas sobre o enfrentamento da crise diante dos constantes ataques do Governo Federal aos bens e serviços, como a Reforma Administrativa, que está prestes a ser aprovada. Contamos com a participação de todos e estaremos à disposição para recebê-los em nosso estande”, convidou.

Data da última modificação: 30/09/2021, 18:18