1ª Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras abre chamada para submissão de produções

Evento é promovido por estudantes negros do estado e será realizado de forma on-line em fevereiro

Buscando promover a produção acadêmica e artística negra no estado, acontecerá do dia 22 a 26 de fevereiro a I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras (Copecune). O evento constitui um marco nos estudos étnicos-raciais em Pernambuco, reunindo pessoas negras – principalmente pernambucanas – para participar, discutir e deliberar sobre os rumos das produções culturais negras nas periferias, centros culturais e estudos acadêmicos. Os simpósios serão transmitidos em formato de live no YouTube.

Observando a necessidade de compor os simpósios com eixos acessíveis e já experienciados pela população negra, a comissão organizadora optou por selecionar temas e formatos mais versáteis, levando em consideração o momento pandêmico em que vivemos e por se tratar de um evento totalmente on-line.

Os eixos escolhidos são: Artes Visuais – “Negritude nas Artes Visuais”, coordenado pelo artista visual, mestrando em Artes Visuais/UFPE e fotógrafo Rennan Peixe; Audiovisual – “Frames da Realidade Negra”, coordenado pela documentarista, diretora de cinema e Cientista Social/UFF Ethel Oliveira; e Estudos Históricos e Culturais da População Negra – “Estudos e Inventivos Negros”, coordenado pela doutora em Estudos Étnicos e Africanos/UFBA e professora do Departamento de História na Universidade Federal de Pernambuco Luiza Reis.

A Copecune receberá trabalhos, em diferentes formatos, que irão compor os três simpósios temáticos da conferência e posteriormente serão publicados na revista eletrônica do evento. Serão aceitas produções preferencialmente de pessoas negras e relacionadas à temática do evento. Todos os trabalhos precisam ter sido produzidos a partir de dezembro de 2018, sem necessariamente terem sido publicados em eventos ou revistas.

A comissão avaliadora, selecionada pela organização do evento, irá deliberar dez trabalhos para compor cada eixo temático, aprovados previamente a partir de resumos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 22, exclusivamente via formulário eletrônico.

Os formatos de trabalhos para compor os simpósios são: relatos de experiência (5 a 10 páginas), artigos (até 10 páginas com referência), fotografias (5 fotografias + relato de experiência) e produções audiovisuais (link do trailer de até 10min + relato de experiência).

A I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras, organizada pelo Mandume Coletivo Cultural e com o apoio do Museu da Abolição, nasceu da aprovação do Concurso Formação e Pesquisa – LAB PE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE, uma iniciativa do fundo de apoio à cultura Aldir Blanc. Confira o edital no link disponível no Instagram do Mandume Coletivo Cultural. A curadoria do evento é da graduanda em História pela UFPE e agente cultural Isabelle Ferreira e do comunicador social (Uninassau) e também agente cultural Wellington Silva.

Mandume Coletivo Cultural
mandumecoletivocultural@gmail.com