Voltar

Obra reúne artigos de assistentes sociais abordando a Covid-19 no mundo

Artigo de professora do Departamento de Serviço Social da UFPE integra a publicação

De autoria da professora do Departamento de Serviço Social da UFPE Roberta Uchoa, o artigo "Social Work and Covid-19 in Brazil" integra o livro "Social Work and the Covid-19 pandemic - International insights", publicado recentemente por Michael Lavalette, Vasilios Ioakimidis & Iain Ferguson (Policy Press, Bristol, 2020).

A publicação reúne contribuições de assistentes sociais de países como Brasil, Chile, EUA, Palestina, África do Sul, Coreia do Sul, Grécia, Reino Unido e Serra Leoa, dentre outros, sobre a atuação do Serviço Social frente à Covid-19 em seus respectivos países. Todos os organizadores e autores são membros da organização "Social Work Action Network International - SWAN-I", que congrega profissionais da área na perspectiva crítica e radical do Serviço Social.

BOAS PRÁTICAS – Enquanto o mundo luta com os impactos complexos de Covid-19, a obra fornece uma exploração crítica urgente de como o Serviço Social pode e deve responder a esta crise global. O livro considera as condições ecológicas, epidemiológicas, ideológicas e políticas que deram origem à pandemia, antes de examinar as formas como o trabalho social respondeu em diferentes nações do Norte e do Sul Global. Esta série de estudos nacionais examina as boas práticas e sugere novas maneiras de renovar e regenerar o trabalho social a partir do Covid-19. 

Os colaboradores também refletem sobre os principais temas que surgiram, incluindo o aumento da violência doméstica e as formas como a pandemia afetou desproporcionalmente as comunidades da classe trabalhadora e minorias, exacerbando as desigualdades existentes.

Data da última modificação: 16/10/2020, 18:36