Conexão UFPE Conexão UFPE

Voltar

Transporte ferroviário brasileiro

Qual a importância socioeconômica das ferrovias?

Recentemente, a construção do trecho da Transnordestina que passa em Pernambuco voltou ao centro do debate público. Com a ameaça da não conclusão das obras, setores políticos e sociais começaram a se articular. E é aproveitando essa discussão que resolvemos ampliar um pouco mais o debate e falar no Conexão UFPE de hoje (19) sobre o transporte ferroviário brasileiro. Qual a importância socioeconômica das ferrovias? Quais os impactos que o investimento nesse modal pode trazer para o país? E claro, sem esquecer da Transnordestina, qual a importância desse empreendimento aqui em Pernambuco? Quem responde a essas e outras perguntas é Maurício Pina, professor aposentado da Universidade e Membro Titular das Academias Nacional e Pernambucana de Engenharia, e também o professor Ricardo Chaves, do Departamento de Economia. Ainda participa do programa o deputado estadual Waldemar Borges, que integra uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco que busca defender a construção da Transnordestina aqui no estado.

 

 

Apresentação: Ariana Pacheco l Produção: Yuri Costa e Laryssa Soares I Fale com a gente através do https://twitter.com/conexaoufpe/ e do https://www.facebook.com/conexaoufpe/

Rádio Universitária FM - O Conexão UFPE também vai ao ar toda sexta-feira, às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz e no site www.ufpe.br/ntvru.

Ouça o Conexão UFPE também no Spotify, Mixcloud, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Youtube - Toda quinta-feira, às 17h, você confere um episódio inédito do Conexão UFPE no Spotify, Mixcloud, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e também no Youtube da Ascom. Acesse os nossos perfis e não perca nenhum programa.