Destaques Destaques

II Prêmio Rubra de Rádio Universitário premia projetos de Comunicação Social do CAA

Ao todo, 82 projetos de universidades públicas e privadas de todo o Brasil foram inscritos nas sete categorias

O II Prêmio Rubra de Rádio Universitário, promovido pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil, consolida o grupo de mídias sonoras do curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, como uma referência nacional na produção de conteúdo para rádio e podcast. Na solenidade de premiação, ocorrida no início do mês, quatro programas elaborados pelos projetos “Rádio Cordel UFPE”, “Radionovela: Literatura nas ondas do rádio” e “Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos” foram agraciados pelo júri da Rubra, o mais importante prêmio do campo da rádio universitária do País.

De acordo com a comissão organizadora do Rubra, 82 projetos de universidades públicas e privadas de todo o Brasil foram inscritos nas sete categorias disponibilizadas pela entidade. Na categoria Radiodrama, foram dois prêmios. As radionovelas “Santos Conectados no Combate à Covid-19” e “A Hora da Estrela” ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. Os “Santos Conectados” é uma radionovela que faz parte do projeto de extensão “Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos”, coordenado pelas professoras Giovana Mesquita, do curso de Comunicação Social, e Carol Paz, de Medicina.

Feita em 2020, a radionovela reúne quatro episódios, narrando a história dos santos juninos São Pedro, São João e Santo Antônio, que, conectados nas redes sociais, tentam convencer a população sobre a importância de se cuidar e seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para se prevenir da Covid-19. Foi produzida pelos alunos Vitoria Lima, Laís Tavares, João Pedro, Victória Melo, Sarah Rego, Emilly Monteiro, Gabriela Reis, Pedro Gomes e Caroline Celeste.

Já o programa “A Hora da Estrela”, do projeto “Radionovela: literatura nas ondas do rádio”, adaptou o famoso romance de Clarice Lispector para o rádio por meio de três episódios, na comemoração do centenário da escritora. O projeto leva para as mídias sonoras obras literárias de autores nordestinos, exigidas nas provas do Enem e de vestibulares, tendo como diferencial a ampliação desse acesso para estudantes cegos. Ele é coordenado pelas professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges, desde 2018, e produzido pelos estudantes Gabriel Pedroza, Vitória Lima, Victoria Melo, Emilly Monteiro, Sarah Rego, Cecília Távora e Lucas Santos.

Os dois outros prêmios da Rubra, dados ao grupo de mídias sonoras do CAA, foram concedidos a programas vinculados à Rádio Cordel UFPE, coordenada pelas professoras Sheila Borges e Giovana Mesquita, desde 2018, para dar visibilidade às pautas da UFPE de Caruaru e das comunidades do Agreste pernambucano. Na categoria Documentário, o Umbucast ficou em terceiro lugar. O Umbucast é um podcast narrativo que conta histórias sobre personalidades do Agreste idealizado pelos estudantes Daniel Nascimento, Beatriz Lima, Vitória Lima, Gabriela Ramos, Laís Tavares, Nichole Andrade, Andayra França e João Paulo Passos, aluno do curso de Cinema da Universidade Federal do Mato Grosso.

Na categoria programa cultural, o podcast “As Sanfonas de Tavares da Gaita” ficou em terceiro lugar com os dez programas que produziu para contar a história de vida e o legado musical deixado pelo multiartista Tavares da Gaita. Ele também foi o trabalho de conclusão de curso do aluno Evandro Lunardo, orientado pela professora Sheila Borges.

Data da última modificação: 25/10/2021, 13:47