Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Ciência da Computação promove defesa de dissertação de mestrado na tarde desta sexta-feira (2)

O trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Jessyca Lorena Pereira Barbosa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado nesta sexta-feira (2), a partir das 10h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet. É recomendado aos interessados em assistir que entrem com o microfone e câmera desligados.

Com título “Um estudo sobre observatórios através de um Mapeamento Sistemático da Literatura”, o trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Jessyca Lorena Pereira Barbosa. A banca examinadora será formada pelo orientador Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE) em conjunto com os professores Sergio Castelo Branco Soares (CIn/UFPE) e Denilson Sell (Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC).

Resumo

Observatórios são considerados organismos voltados ao monitoramento de um setor ou tema, reunindo informações, produzindo conhecimentos e reflexão crítica, e disseminando os resultados obtidos. Os observatórios vêm exercendo um papel de apoio para suas áreas de atuação. A realização de pesquisas sobre observatório vem crescendo, pois notou-se um aumento de publicações nos últimos anos. Portanto, é importante para a comunidade acadêmica ter acesso a esses estudos e ao conhecimento de maneira reunida e organizada, para que seja compreendido o fenômeno dos observatórios de maneira mais efetiva. O objetivo desta pesquisa é mapear e organizar, de forma sistemática, o conhecimento existente sobre observatórios e contribuir com o avanço das pesquisas na área, além de exibir as lacunas que foram encontradas e sugestões de futuras pesquisas a serem desenvolvidas. O método de desenvolvimento foi um mapeamento sistemático da literatura para investigar os estudos, que visa buscar trabalhos primários publicados sobre a temática. O mapeamento sistemático conduzido, buscou e selecionou estudos que estavam ligados à temática de observatórios e realizou a extração de dados para responder as questões de pesquisas estabelecidas no protocolo. A técnica de busca foi a de snowballing. A partir da realização da busca manual, realizada de forma ad hoc e baseada em um estudo de uma revisão não sistemática realizada, foram selecionados 119 estudos primários. Esses estudos permitiram identificar 16 áreas de aplicação de observatórios, que foram analisados através de análise temática e produziu nove temas relacionados a definições e características, sete temáticas sobre benefícios e apoios oferecidos, oito grandes temáticas sobre problemas, fatores críticos de sucesso e desafios, seis temas sobre componentes de observatórios, quatro temáticas sobre produtos e serviços, três grandes áreas de soluções de tecnologia da informação e três processos de construção de observatórios. Com esta pesquisa, chegou-se a um conjunto de estudos primários e respostas que apresentam aspectos importantes sobre observatórios e podem ser encontrados na literatura.

Data da última modificação: 30/09/2020, 15:42