Infraestrutura Infraestrutura
Este laboratório desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Informática em Saúde e Informática na Educação. Seus projetos têm como foco a produção de soluções para tratamento das informações essenciais ao gerenciamento e planejamento de ações na saúde e de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação. Para isso, utiliza as tecnologias da informação e comunicação (TIC), focando principalmente em modelos de gestão da informação, tais como Integração de informações na Web e Gestão do Conhecimento.
Neste laboratório, estão os servidores de dados e aplicações do LIKA bem como estações de trabalho para desenvolvimento dos projetos. Além destes, o laboratório inclui equipamentos e ferramentas para desenvolvimento de trabalhos pelos alunos e pesquisadores da área de biologia molecular. A unidade desenvolve projetos multidisciplinares nas áreas de pesquisa clínica, prontuário eletrônico do paciente, sistemas de apoio à decisão em saúde, integração de informações em saúde na Web e gestão do conhecimento em saúde.
Contato
Rosalie Barreto Belian
Email: rosalie.belian@ufpe.br
Este laboratório abriga pesquisadores de diversos departamentos da UFPE e de outras universidades com linhas de pesquisas que abrangem aspectos de genética e biologia molecular de microorganismos e seres humanos. Os projetos desenvolvidos neste setor têm sido realizados em parceria com outros setores do LIKA além de laboratórios e centros nacionais como IPA, Butantan, UFC, UNIFESP, EMBRAPA, entre outros.
Estudantes vinculados a cursos de graduação das principais universidades de Pernambuco, além de mestrandos e doutorandos ligados a programas de pós-graduação do Estado, desempenham atividades experimentais no setor. Estes trabalhos desenvolvidos têm sido premiados em eventos nacionais e internacionais de impacto. O setor tem infraestrutura que conta com um seqüenciador de DNA, plataforma de microarray, termocicladores, eletroporador, speedvac, além de equipamentos básicos como fluxo laminar, centrífugas, geladeiras, freezers, entre outros.
Contato
Cíntia Renata Costa Rocha
Email: cintiarcrocha@uol.com.br
O Laboratório de Imunologia das Doenças Parasitárias e de Esquistossomose Experimental desenvolve as linhas de pesquisa em Imunodiagnóstico de Parasitoses com ênfase em diagnostico da toxoplasmose e Esquistossomose Experimental com ênfase no tratamento com novas drogas, na imunomodulação de mães esquistossomóticas sobre seus descendentes e no papel de citocinas na modulação da fase crônica da esquistossomose.
Encontram-se a disposição do laboratório uma sala de cultura de células, um citômetro de fluxo e leitor de ELISA. Atualmente, estão sendo orientados alunos da pós graduação em Medicina Tropical, (Mestrado e Doutorado) e Doutorado em Ciências Biológicas, além de alunos de iniciação científica.
Contato
Mônica Camelo Pessoa de Azevedo Albuquerque
Email: jcmonica@globo.com
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
Em construção.
O Biotério do LIKA ocupa uma área de 121 m², distribuídos da seguinte forma: quarentena, sala para ratos em experimentação, sala para camundongos em experimentação, sala para camundongos em produção, sala de estoque de material limpo, sala de higienização, ante-sala, sala de pessoal, laboratório de acesso restrito e laboratório de acesso geral.
Entre as áreas de pesquisas desenvolvidas no Biotério, estão biotecnologia e produtos na área de cura e prevenção de doenças, diagnósticos (processos e métodos); imunologia, patologia e bioquímica; estudo das doenças como a esquistossomose; terapêutica (estudos farmacêuticos de medicamentos, principalmente fitoterápicos; microbiologia aplicada, células-tronco e cirurgia experimental.
Contato
Maria Helena Madruga Lima Ribeiro
Email: helena-ribeiror@uol.com.br
O laboratório de Cultura de Tecidos desenvolve as seguintes atividades:
- Cultivo primário de células de aves;
- Isolamento e caracterização de vírus imunossupressores de aves de Nordeste Brasileiro (Infeccious Bursa Disease Virus e outros);
- Desenvolvimento de linhagens de células para pesquisa em Influenza Aviária e Laringotraqueíte infecciosa das aves através de técnicas de manipulação genética;
- Estudo da expressão gênica por PCR em tempo real e microarranjos em aves com diferentes susceptibilidades a doenças para estudar o mecanismo molecular da resistência genética a coccidiose;
Entre os equipamentos disponíveis no laboratório, constam:
- Incubadora de CO2 para cultura de células;
- Incubadora para isolamento de vírus de aves em ovos embrionados;
- Incubadora para cultivo primário de células de aves;
- Microscópio para avaliação de cultura de células;
- Ultrafreezer -80 C;
- Termociclador;
- Capela de fluxo para cultura de células;
- Centrífugas para cultivo celular;
- Geladeiras;
- Congelador;
- Vidrarias para cultivo celular;
Contato
Giovani Rota Bertani
Email: gbertani@gmail.com