Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesas de tese e de dissertação nesta quinta-feira (22)

As defesas acontecerão às 13h e os interessados em acompanhar devem entrar em contato com os autores do trabalho

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove duas defesas nesta quinta-feira (22), ambas às 13h. A tese intitulada “Modelagem e Geometrização em PGNAA” foi escrito Halisson Alberdan Cavalcanti Cardoso, foi orientada pelo professor Silvio de Barros Melo e coorientado pelo professor Ricardo Martins de Abreu e Silva. A defesa será realizada às 13h, de forma virtual, e os interessados em assistir entrar em contato com o aluno através do e-mail hacc@cin.ufpe.br.

A banca examinadora será composta pelos professores Nivan Roberto Ferreria Júnior (UFPE/Centro de Informática), Carlos Costa Dantas (UFPE/Departamento de Energia Nuclear), Emerson Alexandre de Oliveira Lima (UPE/Escola Politécnica de PE), Bruno Gomes da Costa (IFSertão-PE, Campus Petrolina) e Marco José da Silva (UTFPR/Departamento de Energia Elétrica).

A dissertação “Audita-NFSE: Sistema Auxiliar de Auditoria em Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas”, de autoria de José Correia Lins Neto, orientada pela professora Flávia de Almeida Barros, será apresentada também às 13h, de forma virtual. Os interessados devem entrar em contato como aluno pelo e-mail jcln2@cin.ufpe.br. A banca examinadora será formada pelos professores Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE/Centro de Informática), André Câmara Alves do Nascimento (UFRPE/Departamento de Computação) e Flavia de Almeida Barros (UFPE/Centro de Informática).

Resumo 1 – “Modelagem e Geometrização em PGNAA”

Na indústria petrolífera, o monitoramento contínuo, on-line e não intrusivo do teor de sal no petróleo bruto é um aspecto importante dos processos de dessalinização. Para este propósito, Prompt Gamma Activation Analysis (PGNAA) é proposto, pois fornece meios de medição para fins de monitoramento de impurezas em amostras de óleo cru. PGNAA encontrou ampla utilização em muitas aplicações industriais. O espectro de raios gama consiste de vários picos sobrepostos a uma radiação de fundo, Contínuo Compton e outras partes relacionadas a diferentes processos. Em contraposição à análise de picos, análise de espectro inteiro (Whole Spectrum analysis (WSA) ou Full Spectrum Analysis (FSA)) necessita de menos dados estatísticos e tempo de aquisição menor para atingir precisão satisfatória. Radiação de fundo, ou contribuições indesejadas ao espectro de raios gama, podem representar um grande desafio em análise espectral. A medição de materiais mudará a radiação percebida pelo detector, ocorrendo dispersão antes que a detecção seja possível. Os picos totais de radiação de fundo estarão presentes nos espectros coletados, mas existem algumas questões a serem consideradas: o sistema de detecção necessita ter suficiente para identificar os picos de energia da radiação de fundo, e o tempo necessário para que os picos de energia alcancem significância estatística. Na tentativa de resolver este problema, propõe-se uma abordagem matemática e geométrica para determinação dos valores de fração percentual de compostos inseridos no espectro total. A abordagem aproxima a contribuição de elemento suprimido em algumas partições para posterior determinações quantitativas dos compostos que compõem o espectro total. Esse elemento suprimido será escolhido dentre os compostos fornecidos inicialmente para integrar o espectro total. Para isso, será levado em conta o uso de algoritmos heurísticos que tem-se mostrado promissor quando da determinação de matrizes de covariância com baixo número de condicionamento. A abordagem mostra-se relevante, pois: (1) diminui a dimensionalidade do problema para em que residam os picos dos constituintes que compõem o total; (2) realiza aproximações para a medição da radiação de fundo no intuito de aperfeiçoar as aproximações do Library Least Square (LLS); (3) Estuda novas abordagens e alternativas ao que se encontra publicado atualmente na área lindando com combinações de canais de interesse. Os resultados apresentados demonstram a viabilidade da nossa proposta, com acurácia muito próxima dos valores nominais das frações de contagem percentual quando da utilização do resíduo como métrica de avaliação da qualidade dos resultados.

Resumo 2 – “Audita-NFSE: Sistema Auxiliar de Auditoria em Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas”

Os governos estabelecem leis que regulamentam a prestação de serviços definindo elementos como alíquotas e tipos de serviços, importantes para cobrança do imposto. Periodicamente, também são estabelecidas leis de isenções, incentivos ou tratamentos fiscais especiais de impostos em determinados serviços. Apesar das regulamentações existentes, os contribuintes cometem fraudes ao emitir Notas Fiscais em desacordo com a legislação, com o objetivo de pagar menos impostos. Essas fraudes também são praticadas na emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e). Apesar de as NFS-e estarem disponíveis em formato eletrônico, a análise dessas notas é um processo demorado, pois, em municípios que não possuem sistemas auxiliares de auditoria, é realizada de forma manual pelos auditores. Além disso, sabe-se que no Brasil, a quantidade de auditores fiscais vem diminuindo ao longo dos anos e, por outro lado, temos um crescente número de empresas e de NFS-e emitidas em todo território nacional. Nesse cenário, este projeto de mestrado teve como objetivo principal a criação de um sistema para auxiliar os auditores fiscais tributários durante o processo de análise e identificação de possíveis fraudes nas NFS-e emitidas pelos contribuintes. O sistema implementado, nomeado de Audita-NFSe, extrai das NFS-e os dados relevantes para auditoria, apresentando essas informações de forma organizada através da interface do usuário. Além disso, o sistema também informa se encontrou indícios de fraudes nas NFS-e sendo analisadas, a fim de facilitar o trabalho dos auditores fiscais. Assim, o sistema executa duas tarefas distintas e complementares: a Extração de Informação e a Classificação dos documentos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Prefeitura do município do Ipojuca (PE) para auxiliar auditores em suas ações de fiscalização do Imposto sobre Serviços (ISS). As regras de extração e de classificação foram criadas com base nas leis que regulamentam o ISS, bem como a partir do conhecimento de auditores fiscais. A construção das regras baseou-se também em um corpus com 3.080 registros de NFS-e de empresas do setor de Construção Civil do município do Ipojuca, emitidas entre os exercícios de 2010 a 2013. O desempenho do sistema foi avaliado utilizando-se um novo corpus com 300 registros de NFS-e dos exercícios de 2014 e 2015. A versão atual do sistema obteve uma média de 90% de Precisão, 86% de Cobertura, 88% de F-measure na Extração de Informação, e 100% de Acurácia na classificação dos dados no corpus de teste. Além dessa avaliação quantitativa, também foram realizadas entrevistas com os auditores, a fim de avaliarmos a sua satisfação com o sistema. Os resultados obtidos demostram que a iniciativa é válida, e que contribui para o aumento da acurácia e para a redução do tempo gasto nas análises e detecção de possíveis fraudes em NFS-e.

Data da última modificação: 20/04/2021, 19:53