Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE lamenta falecimento da escritora e professora aposentada Lêda Rejane Accioly Sellaro

Ela foi vice-diretora e diretora do Centro de Educação (CE), no Campus Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento da escritora e professora aposentada Lêda Rejane Accioly Sellaro. Ela morreu, no dia 1º de janeiro, aos 83 anos. Na UFPE, ingressou no ano de 1980, tendo se aposentado em 2003. Além da atuação em sala de aula, exerceu cargos administrativos, como os de vice-diretora e diretora do Centro de Educação (CE), no Campus Recife.

Lêda Sellaro era graduada em Pedagogia (1976) pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Possuía mestrado em Educação (1987) e doutorado em História (2000), ambos pela UFPE. Tinha experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuou principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação em Pernambuco, Educação e Modernidade.

Além de lecionar na graduação e na pós-graduação, também escrevia poemas e livros infantis. Entre suas obras está “Uma Festa na Floresta”, livro publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e selecionado para integrar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Também é autora de “Brigão, o Beija-Flor”, “A Galinha Galinhola que Escapou da Caçarola”, “A Boneca que Ficou Careca”, “O Pavão Sebastião Vaidoso e Sabichão”, “A Aventura de João com um Terrível Gavião” e “Confabulando em Cordel”.

Lêda Sellaro recebeu dois prêmios Amaro Quintas (2009 e 2011), da Academia Pernambucana de Letras (APL), com os livros “Educação e Modernidade em Pernambuco: inovações no ensino público (1920-1937)”, publicado pela Editora UFPE, e “Educação e Religião: colégios protestantes em Pernambuco na Primeira República (anos 20)”. Integrou a União Brasileira de Escritores (UBE) e a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Também é coautora e organizadora do livro de poemas evangélicos “Sentimentos e Emoções”.

A UFPE se solidariza com a família e os amigos da professora Lêda Sellaro neste momento de dor.

Data da última modificação: 03/01/2023, 14:13