Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Servidora Maria Verônica Medeiros Guerra será a nova técnica administrativa emérita da UFPE

Por 20 anos, ela secretariou os quatro Conselhos Superiores da UFPE

Em reunião realizada nesta quarta-feira (16), o Conselho Universitário da UFPE (Consuni) aprovou a proposta de concessão do título de Técnica Administrativa Emérita à servidora aposentada Maria Verônica Medeiros Guerra. Assinado pelo reitor, professor Alfredo Gomes, pelo vice-reitor, professor Moacyr Araújo, pelo chefe de Gabinete Adjunto, servidor técnico administrativo Emanoel Moraes Lima dos Santos e pelo conjunto dos 12 diretores que compõem o atual Fórum de Diretores, bem como pelos três últimos ex-reitores e seus respectivos ex-vice-reitores e chefes de Gabinete, o pedido foi acolhido pela unanimidade dos membros do Consuni.

Na propositura da homenagem, que ainda conta com a adesão de um conjunto de professores e técnicos que desempenharam cargos expressivos na administração dessa Universidade como um todo, entre eles, ex-diretores de Centro, ex-diretores de unidades de Pró-Reitorias e professores de Centro, a servidora é destacada pelo seu histórico da vida profissional que revela a tenacidade e o afinco com que desempenhou suas funções no âmbito da UFPE durante todo seu tempo de serviço à instituição.

“A trajetória da vida profissional de Verônica é exemplar e pode ser constatada através do desempenho sempre muito cuidadoso das funções que ocupou ao longo do tempo; ela deixa um legado, sobretudo em relação à Secretaria dos Conselhos Superiores, notadamente pelo fiel cumprimento de suas decisões no encaminhamento e acompanhamento dos processos, pela organização da Secretaria e finalmente pelo amplo e vasto conhecimento que sempre demonstrou sobre as matérias estatutárias e regimentais da instituição”, refere o documento.

HISTÓRIA – Filha de Manoel Gonçalves Guerra e de Alice Medeiros Guerra, Verônica nasceu no dia 25 de agosto de 1953, em Gameleira, então distrito do município de Palmares, localizado na Mata Sul de Pernambuco. Moradora da zona rural, lá passou parte de sua infância, tendo, posteriormente, se mudado com a família para o Recife, passando depois a residir no Bairro Novo, em Olinda. Continuou seus estudos, e, em 1970, foi aprovada no vestibular prestado na UFPE para o curso de Direito, fato extraordinário, na época, para uma aluna egressa da escola pública. Em 16 de dezembro de 1976, concluiu sua formação superior, obtendo o grau de bacharel em Direito.

Em 1980, ingressou como agente administrativo no Controle Acadêmico da UFPE e, a seguir, foi aprovada em concurso público prestado na própria universidade. Em 1º de junho de 1982, tomou posse, sendo nomeada como servidora pública da Universidade Federal de Pernambuco. Em maio de 1987, assumiu a direção da Divisão de Currículos e Programas Escolares da então Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, tendo, entre suas atribuições, a gestão de projetos pedagógicos e das grades curriculares de todos os cursos da UFPE, função essa, de alta responsabilidade que desempenhou por dez anos, até novembro de 1997.

Após esse período, ela foi atuar na Secretaria de Órgãos Deliberativos Superiores (Sods), sendo convidada para exercer a função de assistente dos Órgãos Deliberativos Superiores, função assumida em 7 de abril de 1998. Na condição de assistente dos Órgãos Deliberativos Superiores, secretariou os quatro Conselhos Superiores da UFPE: Conselho Universitário, Conselho de Administração, Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE), depois denominado Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) e o Conselho de Curadores, função essa, exercida por 20 anos consecutivos. “Para a UFPE, é uma honra ter contado com Maria Verônica em seu quadro de servidores, um exemplo a ser seguido por outros que venham a lhe substituir em suas funções”, aponta o voto de aprovação.

Data da última modificação: 16/06/2021, 17:46