Employee in focus Employee in focus

Back

Servidor pode fazer adesão eletrônica à Funpresp até 10 de agosto

Com apenas um clique no Sigepe, o servidor terá acesso a um plano de previdência exclusivo

Da assessoria de Funpresp

O servidor federal que ainda não optou por aderir à Funpresp tem uma nova oportunidade para se tornar participante do fundo. Até 10 de agosto, será possível aderir, com apenas um clique, quando o servidor acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). De maneira simples, o servidor se tornará participante de um plano exclusivo para ele, o ExecPrev.

A vigência da adesão começa em 1º de agosto e a primeira contribuição será paga no início de setembro. A alíquota de contribuição inicial é de 8,5%, mas ele poderá optar por outros percentuais e pelo regime de tributação – progressivo ou regressivo - posteriormente, via Sigepe ou diretamente na Funpresp.

O público-alvo da adesão eletrônica é o servidor que entrou em exercício no Executivo Federal após a criação da entidade (em 4 de fevereiro de 2013) e antes do início da adesão automática ao fundo (em 5 de novembro de 2015) – um universo de 23,8 mil pessoas.

O plano oferece: garantia de uma renda extra na aposentadoria; cobertura em casos de invalidez permanente e morte; pensão vitalícia garantida independentemente da idade do cônjuge do participante; paridade do órgão patrocinador, ou seja, a cada R$ 1,00 de contribuição normal feita por ele, a União também contribui com R$ 1,00; menos taxas, a fundação cobra apenas a taxa de carregamento de 7%, que pode cair até a 4,5% quanto mais tempo o servidor permanecer no fundo; além disso, 100% da rentabilidade dos investimentos é destinada ao participante; dedução no imposto de renda de até 20,5% de desconto (8,5% nas contribuições obrigatórias feitas ao plano, no contracheque, e até 12% nos aportes esporádicos na declaração anual).

 

 

Date of last modification: 04/07/2018, 17:42