Employee in focus Employee in focus

Back

Fluir com a Vida informa sobre Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre a alimentação para promover a saúde da população brasileira

O projeto de extensão Fluir com a Vida, em parceria com a professora Luciana Orange, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), mestre e doutora em Nutrição pela UFPE, pós-doutoranda em Saúde Coletiva pela Unifesp (SP) e instrutora em Mindful Eating, divulga a nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. Este guia é um documento oficial do Ministério da Saúde que está disponível on-line para toda população e sua mais recente edição foi lançada em 2014.

Para a construção de uma alimentação adequada, devem-se considerar todas as dimensões que envolvem as escolhas alimentares (individuais, biológicas, sociais, políticas e culturais). Por isso, na nova versão foi introduzida uma abordagem que considera a complexidade de fatores que envolvem, além do consumo de alimentos, a diversidade cultural brasileira, os hábitos tradicionais e o acesso à alimentação no país, reconhecendo os obstáculos que dificultam a concretização das recomendações para uma alimentação saudável adaptada a cada indivíduo.

O Guia Alimentar não é um instrumento prescritivo, ou seja, não estabelece dietas ou determina a quantidade necessária de comida para uma refeição saudável, que difere para cada pessoa.

Para saber mais sobre a relação comportamental que a alimentação engloba, existe a opção de se inscrever no II Meeting Alimenteamente, de tema “Acolher, incluir e ressignificar a relação com a comida e com o corpo”. O evento acontecerá de 30 deste mês a 2 de outubro e discutirá questões relacionadas ao comportamento alimentar e suas interfaces. O grupo de pesquisa e extensão “Alimenteamente”, do CAV/UFPE, é composto por nutricionistas, psicólogos, biólogos e alunos da graduação e pós-graduação do curso de Nutrição.

Date of last modification: 21/09/2021, 18:03