Employee in focus Employee in focus

Back

Fluir com a Vida indica Simpósio Internacional sobre A(fé)tos, Religiões, Sensibilidades e Emoções

Evento gratuito remoto tem como objetivo estimular a educação amorosa, acolhedora às pluralidades e vai até o dia 13

Tendo como um de seus objetivos trazer conteúdos voltados para o cuidado com a saúde mental, bem-estar, incluindo a questão da espiritualidade de forma transversal, o projeto de extensão “Fluir com a vida”, lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), indica o ‘II Simpósio Internacional Amar e Mudar as coisas’, como alternativa de lazer e aprendizado remoto.

O evento que tem como tema: A(fé)tos e Religiões, Sensibilidades e Emoções; é promovido pela Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (Amar), juntamente com a Fogo Editorial. A ocasião está ocorrendo desde o dia 8 e vai até o dia 13 deste mês, contando também com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os principais eixos do evento e dos organizadores estão alinhados com a educação cidadã, crítica, emancipatória, libertária, aberta, inclusiva e acolhedora a todas as diversidades. Eduardo Meinberg, docente-visitante do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH / UFPB), é o idealizador do evento e coordena a Fogo Editorial.

Eduardo explica que as atividades do simpósio intercalam atividades acadêmicas, não acadêmicas e artísticas, como: dança, música cigana, canto de ogãs e leitura de poemas. Agregando arte aos discursos acadêmicos e não acadêmicos: “Sabemos que, na maioria dos simpósios acadêmicos, a parte artística é colocada um pouco de lado, mas, nós da Amar, acreditamos que as expressões de arte têm a mesma importância das falas acadêmicas. Por isso, procuramos misturar os conhecimentos da arte com as pesquisas científicas. Tudo isso em prol de uma educação que tome partido do amor, diálogo, da paz e de uma cidadania que respeite a multiplicidade do mundo”.

Os interessados em participar do Simpósio que será transmitido no Facebook da Amar devem realizar inscrição prévia.

Programação

11/12
Apresentação da banda ‘3 de nós’ (a partir das 18:30)

Roda de fogo Amor, medo e coragem: espiritualidade rumo a uma terceira margem? (19h)
Coordenação da Roda de Fogo: professora Florence Dravet (Universidade Católica de Brasília, Brasil / Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle, França)
Finalização do evento: “A palavra é a minha quarta dimensão” – livre adaptação de passagens várias da obra “Água Viva” de Clarice Lispector (Leitura dramatizada- Cris Agnes)

12/12

Roda de fogo Povos Ciganos: visibilidade, resistência e luta por direitos, com professora Rosa de Aquino (UFRPE) (a partir das 14h)

Atividades artísticas de dança e música cigana durante a Roda de Fogo

13/12

Roda de Fogo – Pomba Giras: nossas guardiãs (coordenadora: professora Ana Ribas)
Cantos de Ogãs

A Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (Amar) é uma associação de estudos acadêmicos sobre as temáticas religiões, religiosidades, afetos, emoções e sensibilidades. Incentivando o diálogo a respeito de gênero, sexualidade, raça, etnia e região, por exemplo. Atuando sempre no combate pacifico a toda e qualquer forma de intolerância. A Fogo Editorial é uma editora acadêmica especializada nas nuances entre Religiões e Religiosidades; Gêneros e Sexualidades; A(fé)tos, Emoções e Sensibilidades.

Mais informações
amarfogo.com/amar/
Facebook @fogoeditorial

Date of last modification: 02/06/2021, 09:17