Employee in focus Employee in focus

Back

Cardiologista fala sobre efeitos positivos da atividade física para o coração em ação do Fluir com a Vida

Mariana Leal Chaves, médica cardiologista do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), destaca importância dos exercícios físicos

Atividades físicas desempenham um papel muito importante na função cardiovascular. Doenças ligadas a esse sistema são a principal causa de morte no mundo e representam cerca de 30% das causas de morte no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A prática de exercícios diminui o risco de infarto agudo do miocárdio, aumenta a sobrevida de pessoas que já tiveram um infarto e pode interferir positivamente em fatores como hipertensão arterial, níveis de colesterol, reabilitação de pacientes pós-infarto, diabetes e obesidade.

Segundo Mariana Leal Chaves, médica cardiologista do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) da UFPE, a mortalidade de problemas no coração corresponde ao dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos. “Nesse contexto, é importante a conscientização da população para reverter essa grave situação: o segredo é adquirir hábitos de vida mais saudáveis, além de realizar o tratamento adequado das comorbidades e acompanhamento médico regular”, destaca Mariana Chave, em ação do projeto Fluir com a Vida.

Lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, o projeto de extensão “Fluir com a vida” tem o objetivo de trazer conteúdos sobre trabalho remoto e cuidados com a saúde e bem-estar. Os conteúdos elaborados podem ser conferidos nas redes sociais da Universidade e na página do Fluir. 

EXERCÍCIOS – Aqueles que passaram por cirurgia de revascularização miocárdica só podem realizar exercícios após liberação do médico. Já para aqueles que sofrem com problemas cardíacos preexistentes, como hipertensão arterial não-controlada, angina (dor no peito de origem cardíaca não investigada e/ou não tratada adequadamente), dificuldade para respirar e insuficiência cardíaca descompensada é recomendável que se evite fazer exercícios físicos até a avaliação médica especializada. Exercícios supervisionados podem ser um ótimo aliado ao tratamento medicamentoso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou recentemente que 80% das mortes por doenças cardíacas poderiam ser evitadas com modificações do estilo de vida.

APLICATIVO – Com o objetivo de ajudar as pessoas a saírem do sedentarismo sem o risco de problemas decorrentes da realização equivocada das atividades, professores e alunos do Departamento de Educação Física da UFPE desenvolveram o Competence APP. A plataforma digital oferece, gratuitamente, informações úteis para a implantação de rotinas de exercícios físicos de cunho prático e educacional. Para acessar a plataforma, é necessário preencher um cadastro e um questionário a fim de definir os parâmetros próprios de cada usuário. Acesse aqui.

Principais medidas preventivas contra problemas cardiovasculares, segundo Mariana Leal Chaves, médica cardiologista do Nass: cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, evitar o cigarro, reduzir o estresse, controlar o peso e manter acompanhamento médico regular. 

Date of last modification: 02/06/2021, 09:12