Notícias Notícias

Voltar

HC recebe Marca de Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

A Marca tem como objetivo valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõem a se conhecerem para melhorar seus padrões de integridade

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, passou a ser participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e, com isso, recebeu a Marca de Participante do respectivo programa. A adesão ao programa e conquista da Marca se deram através da cooperação do hospital universitário no preenchimento do questionário disponibilizado no sistema e-Prevenção, do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão patrocinador do Programa junto à Controladoria-Geral da União (CGU).

Por meio dessa iniciativa, o HC também passa a ser um promotor da integridade e da ética, colocando-se como exemplo de boa vontade em contribuir e implementar as melhores práticas da Administração Pública, atendendo aos seus princípios. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e outros hospitais da Rede Ebserh também participam do PNPC.

“Com a marca de participante do PNPC, nós materializaremos grandes avanços em nossa cultura organizacional, da teoria à prática. Ela é um reconhecimento que nós estamos fazendo parte dessa grande rede nacional de combate à corrupção, além de assumirmos um compromisso de realizar boas práticas de controle, de garantir o objetivo da organização e manter a gestão séria dos recursos públicos”, afirmou o chefe da Unidade de Planejamento e Controle Interno do HC, Anderson Oliveira.

A Marca tem como objetivo principal valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõem a se conhecerem para melhorar seus padrões de integridade. No questionário, havia perguntas relacionadas a três áreas: Controle, Ética e Integridade. Após respondido o questionário, o próprio sistema do PNPC gera um diagnóstico automático sobre a situação atual da instituição. “O PNPC vem para contribuir ainda mais com a gestão pública. Anteriormente a ele, o HC já vinha trabalhando em campanhas internas de combate à corrupção, de incentivo à capacitação, que é fundamental para que as pessoas consigam entender a importância da Ética e de ferramentas de controle para uma boa gestão de recursos”, complementou Oliveira.

SOBRE O PROGRAMA – O PNPC é uma proposta inovadora, lançada em junho deste ano, adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele é voltado a todos os gestores das organizações públicas e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil por meio de uma plataforma de autosserviço on-line. O gestor pode avaliar virtualmente sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

Data da última modificação: 08/09/2021, 12:57