Notícias Notícias

Voltar

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE aprova calendário letivo e ampliação das aulas presenciais

As disciplinas da graduação poderão ser ofertadas em três formatos, um deles com, pelo menos, 70% de atividade presencial e até 30% de carga horária remota assíncrona

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reunido na manhã de hoje (26), em sessão ordinária realizada por videoconferência, aprovou a Resolução 28/2021, que fixa o calendário acadêmico do ensino de graduação presencial e de educação à distância do próximo semestre letivo, que se inicia em 31 de janeiro de 2022 e se encerra em 28 de maio.

O semestre letivo 2021.2 terá 17 semanas nos campi Recife, Caruaru e Vitória, e as disciplinas poderão ser ofertadas em três formatos: com, pelo menos, 70% de atividade presencial (tanto nas disciplinas práticas quanto nas teóricas) e até 30% de carga horária remota assíncrona; excepcionalmente no formato remoto (para os componentes curriculares, excluídas as práticas profissionais, cuja execução das atividades seja aprovada pelo colegiado de curso, pautadas em critérios de biossegurança) ou ainda de forma exclusivamente presencial (no caso das práticas profissionais). O desenvolvimento das atividades seguirá o Plano de Retomada da UFPE quanto aos protocolos de biossegurança. A resolução foi publicada no Boletim Oficial nº 188 (download aqui), divulgado hoje (26).

Em casos excepcionais, podem ser ofertadas aulas remotas (síncronas e assíncronas), desde que pautadas nos critérios de biossegurança relacionados ao tamanho da sala, quantidade de pessoas e tipo de atividade. Essa possibilidade deve passar pela aprovação dos colegiados de curso e ser devidamente justificadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), via processo no Sipac. Nesses casos, pode-se ainda ofertar aulas com ensino remoto e presencial simultaneamente. 

Serão 15 semanas de aulas e duas para exames finais e segunda chamada. O calendário aprovado garante um recesso de três semanas ao final do próximo semestre letivo. As aulas do semestre 2022.1 estão previstas para o dia 20 de junho de 2022, para todos os cursos presenciais e EAD.

A carga horária de cada aula será de 60 minutos, tanto para cursos diurnos quanto noturnos. A resolução, também, permite que os sábados sejam considerados dias letivos e, assim, possam ser utilizados para reposição de aulas. 

O calendário considera a responsabilidade institucional e social da Universidade, as diretrizes estabelecidas pelas autoridades sanitárias no tocante à retomada das condições para o convívio social, a publicação das Diretrizes Gerais para a Retomada das Atividades na UFPE e o avanço da imunização contra a covid-19 dos profissionais da educação, estudantes e do público geral no Estado.

O formato proposto para os cursos de graduação na modalidade presencial pode ser alterado, por decisão do Cepe, considerado o cenário da pandemia de covid-19. A flexibilização proposta se baseia na Lei nº 14.218/2021, sancionada pela Presidência da República. A proposta de calendário apresentada pela Prograd foi resultado do diálogo com coordenadores dos cursos de graduação, diretores de centros acadêmicos, estudantes, técnicos administrativos e outros segmentos da Universidade.

COMO ESTÁ HOJE – Atualmente, a graduação da UFPE está ofertando disciplinas no formato híbrido, a depender da natureza da atividade. Hoje, as aulas teóricas continuam acontecendo exclusivamente de forma remota. Já a oferta de componentes curriculares configurados como práticas profissionais (estágios obrigatórios), a realização das aulas de campo e as visitas técnicas estão podendo acontecer de forma presencial quando são aprovadas pelo colegiado de cada curso, se atenderem as condições de biossegurança e viabilidade de execução.

GT COVID - Na reunião, o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo destacaram o histórico de discussões realizadas sobre a retomada das atividades presenciais na UFPE, citando as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) Covid-19 da UFPE, que conta com especialistas em infectologia, segurança do trabalho, saúde coletiva e outras áreas. O GT sempre tem convidado para diálogo representantes da Secretaria de Saúde e de Educação, além de outros setores do Governo do Estado. Os gestores destacaram ainda que a UFPE tem realizado estudos do monitoramento epidemiológico, tem disponibilizado testagem de covid para a comunidade universitária (sintomáticos) e tem produzido e disponibilizado álcool permanentemente.

PÓS-GRADUAÇÃO – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE também aprovou, nesta sexta, o calendário acadêmico-administrativo de ensino de pós-graduação stricto sensu para 2022, que vale para os três campi da Universidade. As principais novidades dizem respeito ao seu início antecipado, oferta e matrícula contínua de disciplinas, além de atividades que podem ser propostas a qualquer momento durante os semestres. 

O intervalo entre um semestre e outro também será reduzido. As aulas do semestre 2022.1 vão de 1º de fevereiro a 10 de julho de 2022, enquanto o semestre 2022.2 vai de 15 de julho a 31 de dezembro de 2022.

Data da última modificação: 06/12/2021, 09:31