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Campanha da Editora UFPE divulga livro eletrônico sobre projeto inovador em educação

Publicação digital aborda experiências de comunidade de prática formada com apoio do Hub Educat UFPE e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A “E-books para todos”, campanha de incentivo à leitura da Editora UFPE, acaba de completar quatro meses e apresenta, nesta semana, como sugestão de download gratuito, a obra “Comunidade Scratch Recife: uma comunidade de prática”. Organizada por Gleize Cristina França de Barros, Maria Auxiliadora Soares Padilha, Marcos Alexandre de Melo Barros e Simone Rodrigues Laureano, a publicação aborda contribuições de membros de uma comunidade de compartilhamento de ações pedagógicas em favor da chamada Aprendizagem Criativa, formada, no Recife, com base na ferramenta Scratch e com apoio do Hub Educat UFPE e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

A Comunidade Scratch Recife é um projeto que nasceu no período da pandemia de covid-19, num cenário de aulas síncronas, no qual a maioria dos estudantes só tinha como opção as aulas remotas da escola, sem a possibilidade de aprender e explorar outros espaços de aprendizagem. Nesse período atípico de aulas remotas, muitas formações sobre ferramentas tecnológicas e aplicativos educacionais foram oferecidas aos professores, mas os estudantes não puderam dispor da mesma oferta. Um dos objetivos principais da comunidade, nesse sentido, é preencher essa lacuna, através da integração de alunos através de propostas didáticas mais criativas, em um ambiente educacional norteado pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

A Comunidade Scratch, uma ideia difundida mundo afora pela própria plataforma criada por Mitchel Resnick, objetiva criar, de forma on-line e interativa, grupos de estudo de programação para crianças e adolescentes. Em sua abordagem, destaca-se que todas as fases do aprendizado deveriam ser como o jardim de infância, tendo como propósito básico desenvolver tecnologias a fim de promover a criatividade de crianças e jovens.

A Comunidade Scratch Recife surgiu no segundo semestre de 2020 com a proposta inovadora de promover a colaboração de graduandos e pós-graduandos da universidade pública com estudantes, famílias, professores e gestores do ensino básico, público e privado. O próprio formato de comunidade de prática, no ensino básico público, também é inovador e promove o aprendizado em pares, por intermédio de articuladores, curadores e mentores voluntários.

O e-book “Comunidade Scratch Recife: uma comunidade de prática” possui dez capítulos, ao longo dos quais os autores abordam, entre outros tópicos, o aprendizado de habilidades maker no contexto de isolamento social, a educação 5.0 no contexto da pandemia, o incentivo ao raciocínio lógico através do uso da linguagem de programação no Scratch, a criação de jogos e animações no Scratch, a possibilidade de ensinar programação, mesmo a distância, e relatos de experiências de uso do Scratch na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental.

Data da última modificação: 03/08/2021, 16:55