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UFPE tem quatro projetos aprovados no PET-Saúde: Gestão e Assistência - 2022/2023

São dois projetos do CCS, um do CAV e outro do CAA, a serem desenvolvidos mediante parceria com municípios e outras instituições de Ensino Superior

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve quatro projetos aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Gestão e Assistência – 2022/2023). O PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que tem como objetivo a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde e dos estudantes de graduação nessa área.
 
O resultado preliminar da seleção foi divulgado, via Portaria GAB/SGTES nº 4, de 26 de maio de 2022, com publicação no Diário Oficial da União (DOU) do dia 27 de maio e no site do PET-Saúde. Do total de 142 projetos aprovados nos termos do Edital nº 1/2022, quatro são da UFPE, oriundos dos campi Vitória, Recife e Caruaru.
 
A pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva, destacou a relevância do PET-Saúde, cujo pressuposto é a relação entre educação e trabalho no âmbito dos cursos e serviços de saúde. “A aprovação dos projetos da UFPE no PET-Saúde representa o esforço da Universidade em garantir a inserção e vivências de estudantes e docentes nas práticas da rede do SUS [Sistema Único de Saúde], fortalecendo a parceria com os diversos serviços de saúde”, afirmou.
 
Os projetos da Universidade aprovados são: “PET Gestão e Assistência CAV/UFPE”, elaborado pela UFPE/Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em parceria com a Secretaria de Saúde de Limoeiro e Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão; “Educação pelo Trabalho na Gestão e Assistência à Saúde Frente aos Desafios Emergentes a Partir da Pandemia da Covid-19”, elaborado pela UFPE/Campus Recife, mediante articulação dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife; “Itinerários da Saúde da Mulher e Acolhimento”, elaborado pela UFPE/Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida, em parceria com a Secretaria de Saúde de Caruaru; e “Estratégias de Integração Intersetorial e Interprofissional no Monitoramento de Pacientes Pós-Covid 19, no município de Camaragibe-PE”, elaborado pela UFPE/Campus Recife e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com a Secretaria de Saúde de Camaragibe.
 
Segundo a coordenadora de Formação para o Trabalho da Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPE, Rebeca Serafim, os projetos atendem a diversas áreas e estão de parabéns principalmente pela forma cooperativa de construção das propostas.
 
A diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha, acrescentou que essa será uma excelente experiência para a UFPE, os municípios envolvidos, os usuários e o SUS, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade, qualificando a formação dos profissionais de saúde e proporcionando educação permanente dos preceptores (profissionais da rede).
Date of last modification: 01/06/2022, 15:13