News News

Back

UFPE lamenta falecimento da professora e desembargadora Helena Caúla Reis

Ela atuou, por 35 anos, como professora da UFPE nas áreas de Direito, Odontologia e Farmácia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento, ocorrido ontem (23), da professora aposentada Helena Caúla Reis, que marcou a história do Estado ao tornar-se a primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE decretou luto oficial de três dias. A docente tinha 81 anos e faleceu devido a complicações causadas por um câncer de pulmão. As cerimônias fúnebres foram realizadas ainda ontem (23), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Helena Caúla Reis teve uma trajetória profissional marcada pelo pioneirismo, tendo atuado em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Ela foi a primeira diretora da Faculdade de Direito do Recife, a primeira perita criminal do Estado de Pernambuco, a primeira diretora do Instituto de Criminalística (IC), a primeira procuradora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a primeira desembargadora do TJPE. Também atuou, por 35 anos, como professora da UFPE nas áreas de Direito, Odontologia e Farmácia.

Nascida no ano de 1940, no Ceará, Helena Caúla Reis chegou ao Recife (PE) aos 12 anos de idade. Em 13 de fevereiro de 1959, iniciou sua carreira no sistema público pernambucano, antes da formação na área jurídica. Ingressou no TJPE como datilógrafa aos 18 anos. No mesmo ano, foi aprovada no concurso público para o cargo de oficial judiciário do TJPE, tornando-se funcionária efetiva.

Graduou-se em Odontologia (1962) e Direito (1967), ambos os cursos pela UFPE. Possuía mestrado e doutorado em Direito também pela UFPE. Atuou no Instituto de Polícia Técnica (atual Instituto de Criminalística), onde permaneceu até 1974, quando ingressou no Ministério Público de Pernambuco como promotora. Em 1993, foi promovida à procuradora de Justiça por critério de merecimento.

Em 13 de agosto de 2001, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do TJPE, na vaga destinada ao MPPE por meio do Quinto Constitucional. Em 2010, aposentou-se desse cargo.

Helena Caúla Reis deixa o marido (desembargador Aquino de Farias Reis), dois filhos (César Caúla e André Caúla), noras e netos. A UFPE se solidariza com familiares e amigos da professora pela grande perda.

Date of last modification: 24/01/2022, 17:09