News News

Back

UFPE e UFRN firmam compromisso para compartilhar acervos e catálogos digitais adaptados

Ação busca atender demandas de referencial teórico-acadêmico para uso exclusivo do público com deficiência visual

As Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram um termo de responsabilidade e compromisso para compartilhar acervos e catálogos digitais adaptados. O objetivo é da ação – que envolve o Laboratório de Acessibilidade (LABC) do Núcleo de Acessibilidade (Nace) da UFPE e a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SIA) e o Repositório de Informação Acessível (RIA) da UFRN – é atender demandas de referencial teórico-acadêmico para uso exclusivo do público com deficiência visual (cegueira e baixa visão).

Na UFPE, a iniciativa nasceu com uma ação do servidor Manoel Estolano, que deu início ao processo de digitalização na biblioteca setorial do Centro de Educação (CE) e hoje coordena o LABC. De acordo com Wilza Estrella, do LABC, a equipe digitaliza materiais das disciplinas indicados pelos professores e outros conteúdos extras, sob demanda. As adaptações são adequadas à necessidade dos usuários cadastrados no Nace: no caso de baixa visão, são oferecidas letras maiores; para casos de cegueira, a solução pode vir em um arquivo de áudio, por exemplo.

O Attena, repositório digital da UFPE, já conta com a seção Comunidade Acessibilidade, que disponibilizará textos digitalizados e adaptados pelo LABC em parceria com a Biblioteca Central (BC). A seção vai armazenar e disponibilizar eletronicamente o conteúdo informacional de apoio ao estudante, ao técnico administrativo e ao docente com deficiência visual. Mais de 300 materiais – entre artigos, livros, revistas e outros – estão sendo normalizados e padronizados para ficarem de acordo com as recomendações nacionais.

Com a parceria com a UFRN, os usuários serão cadastrados no sistema e já poderão ter acesso imediato aos mais de 1 mil materiais já disponibilizados no RIA. Para Wilza Estrella, essa conexão nacional é muito importante para evitar retrabalho na digitalização por meio do compartilhamento de arquivos já adaptados. “Essa rede que está se construindo vai facilitar muito”, explica. “Além de otimizar nosso trabalho, vamos aprendendo uns com os outros”, destaca.

Além disso, a UFPE fará parte da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (Rebeca), que visa à cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES) para compartilhamento dos acervos digitais em formatos acessíveis. A proposta da rede surgiu da iniciativa de um grupo de bibliotecárias em conjunto com a equipe de tecnologia da informação da UFRN, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

PROTOCOLO – A solicitação de adaptação de materiais em formato acessível, para a utilização pelos estudantes com deficiência em suas atividades acadêmicas, deve ser enviada por e-mail (centraldigitaliza.ufpe@gmail.com) pelos professores ao laboratório, com as seguintes informações: plano de ensino com a bibliografia, arquivos em formato pdf, títulos dos arquivos em ordem que serão utilizados (exemplo: texto 1, texto 2 etc.), formato final dos arquivos (exemplo: áudio, braile, word) e data prevista para utilização do textos em sala de aula. Também devem ser incluídos o nome completo do aluno, o nome completo do monitor, o nome do curso e o período.

Os arquivos enviados para serem adaptados devem estar em boas condições de leitura e sem rasuras. Os textos não podem estar sublinhados, rabiscados e nem com marcadores de texto. Durante o período de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, os arquivos (textos) recebidos serão executados em sistema home office. Depois de prontos, serão encaminhados através de e-mail ao aluno ou professor solicitante, de acordo com ordem de recebimento.

“Entendemos como imprescindível o empenho dos professores no processo de envio dos arquivos (textos) a serem adaptados com a devida antecedência, para que seja garantido o direito ao ensino com equidade aos alunos deficientes visuais, usuários do laboratório de acessibilidade dessa instituição”, explicam os membros do laboratório, que estão à disposição para quaisquer dúvidas via e-mail.

Mais informações
Solicitações de digitalização

centradigitaliza.ufpe@gmail.com
Laboratório de Acessibilidade
labc.nace@ufpe.br

Date of last modification: 23/07/2020, 16:06