News News

Back

Solenidade marca inauguração de três usinas fotovoltaicas no Campus Recife da UFPE

Economia com energia elétrica vai chegar a R$ 1 milhão por ano com os novos equipamentos

Foto: Divulgação/Sinfra

Vista aérea da usina instalada na Reitoria da Universidade

Três novas usinas para geração de energia elétrica a partir da matriz solar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram inauguradas hoje (12) pela manhã, em evento realizado no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. “Nós estamos fazendo uma mudança paradigmática na matriz energética da UFPE. Essa é uma pauta que a gente não quer apenas para a universidade federal, é uma pauta que a gente quer para o Brasil”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. Um vídeo sobre a inauguração está disponível para o público no canal da UFPE no YouTube, onde também é possível ver imagens áreas dos novos equipamentos, instalados nos prédios da Reitoria, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Saiba mais detalhes sobre cada uma das usinas.

Fotos: Bernardo Sampaio

Inauguração foi realizada no Auditório Reitor João Alfredo

Para Afonso Oliveira, diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), onde foi instalada uma das usinas, é importante que a Universidade tenha fontes energéticas que sejam limpas. “É com muito orgulho que a gente vê que a Universidade, nesse período de pandemia, conseguiu a instalação das usinas nesses locais do Campus Recife e também nos campi do interior. É uma forma de mostrar aos nossos alunos que essa preocupação com o meio ambiente deve ser permanente. E é uma forma de a Universidade mostrar para a sociedade todas essas ações”, disse o professor. Ele frisa que a UFPE tem capacidade para que outros prédios também venham a receber essas instalações.

A pró-reitora de Gestão Administrativa (Progest), Liliana Barros, destacou tanto o aspecto de sustentabilidade quanto o de economia das novas instalações. “A gente trabalhou com muito afinco e hoje estamos aqui celebrando não só os 75 anos da UFPE, mas essas instalações das usinas fotovoltaicas, que, além de trazer uma grande economia em nossa conta de energia elétrica, mostram que também estamos preocupados com o meio ambiente. É uma energia limpa, sustentável e que não agride o meio ambiente”, destacou.

O superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Carlos Falcão, explicou que mudar a matriz energética já era uma das premissas da gestão, buscando a economia e a energia limpa, visando a sustentabilidade ambiental. “Neste momento, a gente inaugura as usinas do Campus Recife, mas já temos em operação as usinas de Caruaru e Vitória. Juntas, elas vão gerar uma economia de R$ 1 milhão por ano. A capacidade total delas representa 10% do nosso consumo anual. Temos a capacidade de contratar usinas de médio e grande porte e também a possibilidade de desenvolver pesquisa na UFPE a partir delas. A instalação das usinas coloca a UFPE como protagonista na região”, considera.

O reitor Alfredo Gomes ressaltou que se trata de uma pauta importante do ponto de vista da agenda de desenvolvimento econômico. “São três locais que recebem as usinas e nós esperamos poder ampliar essa matriz e diversificá-la. A gente precisa fortalecer o elo interno da nossa comunidade, conversar muito sobre esse processo para que a gente leve para as futuras gerações uma entidade forte, bem gerida”, disse. Ao final da cerimônia, foi realizado o descerramento da placa, localizada no hall de entrada da Reitoria.

Placa em referência às usinas fica na entrada da Reitoria

O evento teve a participação dos pró-reitores de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho (Progepe), e para Assistência Estudantil (Proaes), Fernando Nascimento; do diretor de Relações Internacionais (DRI), Madson Góes; dos assessores do reitor, Maria Lúcia Barbosa e Breno Caldas; do diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Luiz Alberto Mattos; do secretário de Gestão do Esporte e Lazer (Segel), Vilde Menezes; e do chefe de Gabinete, Sérgio Abranches, entre outros presentes.

Date of last modification: 23/08/2021, 18:58