News News

Back

Situação atual do SUS e fim da covid-19 no foco do Giro Nordeste de hoje (25)

Exibido na TVU (canal 11.1), o programa também discute o aumento de casos de problemas de saúde mental nos últimos anos

Para conversar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o fim da pandemia, o Giro Nordeste desta semana recebe a presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rosana Onocko. Quarta mulher a presidir a instituição desde a fundação, em 1979, Onocko ainda vai falar sobre o impacto da covid-19 na saúde mental dos brasileiros e sobre a vacinação da população contra o coronavírus.

Um dos assuntos debatidos por Rosana é a cobertura vacinal contra a covid-19 no Brasil. Para ela, houve uma tentativa deliberada do Governo Federal de fragmentar as ações em relação à vacinação. “Nós poderíamos ter aumentado a cobertura vacinal das crianças durante as férias e não fizemos porque o Ministério da Saúde se envolveu explicitamente em atrasar a vacinação das crianças”, enfatiza a presidenta da Abrasco.

Médica, psicanalista e docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, Rosana acredita que houve precipitação de alguns governantes do país em eliminar a utilização de máscaras. De acordo com Onocko, “uma coisa é a gente eliminar o uso de máscaras num lugar que tem uma taxa de vacinação boa, onde os casos estão caindo e fazer isto ao ar livre. Outra coisa é eliminar o uso de máscaras em lugares fechados, quando a gente sabe que no mundo o problema da pandemia não está resolvido”.

O programa jornalístico começa às 20h30 na TVU (canal 11.1) e é uma produção da TVE Bahia com a colaboração de jornalistas de emissoras públicas de televisão e rádio do Nordeste.

Date of last modification: 25/03/2022, 14:44