News News

Back

Projeto de extensão do curso de Medicina de Caruaru lança hoje (30) documentário “Hoje não haverá títulos”

Filme surgiu no projeto de extensão Sensíveis Perspectivas, que procura oferecer outras abordagens para os estudantes

“Hoje não haverá títulos.” O verso de um poema do escritor caruaruense Thiago Medeiros dá nome ao documentário que será exibido hoje (30), às 20h, no YouTube do Laboratório de Sensibilidades (LabSensi), ligado ao Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O nome foi escolhido por retratar a dificuldade em comunicar o indizível da dor – no caso do filme, de pessoas que tentam descrever o impacto da pandemia da covid-19 em suas vidas.

A professora Anamaria Sobral Costa, do CAA, diretora do filme, explica que a ideia do documentário surgiu no projeto de extensão Sensíveis Perspectivas, que procura oferecer outras abordagens para os alunos de Medicina, indo além do critério biomédico. “A proposta do LabSensi www.instagram.com/lab_sensi é não separar corpo e mente, como a gente ainda costuma praticar, infelizmente”, destaca. “Buscamos trabalhar o conhecimento para além da cognição, trabalhar o sensorial e o afetivo”, complementa.

Depois de uma série de lives para debater a pandemia de forma multi e interdisciplinar, o próximo passo foi realizar o filme, que foi contemplado no Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais 2020/2021 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Com a participação de cinco estudantes do curso, o filme traz um mosaico de falas sobre a covid-19. “Achei pertinente transformar isso em um produto sensível, algo mais subjetivo mesmo”, afirma Anamaria, que orientou o trabalho ao lado do professor Taciano Valério.

EQUIPE - Os cinco estudantes extensionistas que participaram do filme são Ana Carolina Pereira da Rocha, Andrew Pereira da Silva, David Emanoel Alves Teixeira, Karlla Stephanie Alves e Silva e Pedro Érico Alves de Souza. A direção é de Anamaria Sobral Costa, a produção é de Taciano Valério e o roteiro é de ambos. César Pinheiro é responsável pela fotografia e montagem; Giancarlo Galdino, pelo som direto; e Anderson do Pífano, pela trilha sonora.

Date of last modification: 30/11/2021, 16:00