News News

Back

Programa Opinião Pernambuco traz conversas sobre símbolos nacionais, racismo e filme Carro Rei

Entrevistas já estão no YouTube da TVU

Já estão no YouTube da TVU, canal 11.1, os episódios do programa de entrevistas Opinião Pernambuco da semana passada. Os temas abordados foram símbolos nacionais, racismo e filme “Carro Rei”.

Desvalorização da moeda brasileira, queda no PIB, desemprego e instabilidade política… Nesse contexto social, político e econômico em que a população é a mais prejudicada, houve quem dissesse que o povo brasileiro não teve motivos pra comemorar o 7 de setembro e evidenciar símbolos idealizados como representação de patriotismo, como a bandeira nacional, que vem sendo usada como marca de um posicionamento político. Afinal, a quem pertencem as cores da bandeira brasileira? O Brasil é mesmo independente? O Opinião Pernambuco do dia 7 conversou sobre esses e outros símbolos nacionais.

“Perceber as diferentes faces do racismo possibilita não se deixar fazer de tolo, como quando esse racismo assume outras máscaras para fingir que se tornou guerra contra o crime, como se a vítima não fosse sempre negra e pobre”. Essas são palavras do sociólogo, professor e pesquisador Jessé Souza, ao falar de seu mais novo livro “Como o racismo criou o Brasil”, obra em que analisa o papel da discriminação racial nas profundas desigualdades brasileiras. O autor, que já escreveu mais de 30 livros e de uma centena de artigos e ensaios em vários idiomas, foi o convidado do Opinião Pernambuco. 

Um filme praticamente todo gravado na cidade de Caruaru, agreste de Pernambuco, foi o grande vencedor da edição 2021 do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais do país. “Carro Rei”, arrematou os prêmios de melhor filme, melhor trilha musical, melhor direção de arte e melhor desenho de som. O longa-metragem, que também foi selecionado para o Festival de Roterdã, na Holanda, só chega às telas de cinema em circuito comercial brasileiro no próximo ano. A diretora pernambucana Renata Pinheiro e o ator Matheus Nachtergaele estiveram no Opinião Pernambuco da última sexta-feira (10) para falar sobre o assunto.

Date of last modification: 15/09/2021, 15:27