News News

Back

Programa de Pós-Graduação em Química realiza webcolóquio

Evento acontece na quarta-feira (25), às 15h, via Google Meet

O Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ) da UFPE realiza webcolóquio ministrado pelo professor Rafael Arromba de Sousa, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sob o título “Identificação de Contaminantes em Produtos Cotidianos por Espectrometria Atômica”. O evento acontece na quarta-feira (25), às 15h, via Google Meet. É recomendado que se entre na sala virtual com a câmera e microfones desligados

Rafael Arromba de Sousa tem bacharelado (2001) e licenciatura em Química (2003) pela Universidade Estadual de Campinas. Fez mestrado em Química (2003), na área de Química Analítica e Doutorado em Ciências (2007), na mesma universidade. Tem experiência no desenvolvimento de métodos analíticos baseados nos fenômenos de absorção e emissão atômica. Atua principalmente nos seguintes temas: constituintes e contaminantes metálicos em matrizes diversas, com ênfase em alimentos; preparo de amostras e análises para rotinas. Atuou como pesquisador de P&D do convênio Bunge-Unicamp - Projeto BiPHOR (2007-2009) e como pesquisador de pós-doutorado - bolsista Fapesp, também no IQ-Unicamp (2010-2011). Atualmente, é professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (DQ-UFJF), onde já atuou com subchefe (2015-2016), vice-coordenador dos cursos de Química integrais, Bacharelado e Licenciatura (2018-2021) e ministra aulas para cursos de graduação e pós-graduação em química. Apoia ações de divulgação científica e integra dois grupos de pesquisa (Grupo de Química Analítica e Quimiometria - GQAQ - e Grupo Baccan de Química Analítica, ambos no DQ-UFJF), com os quais desenvolve pesquisas empregando técnicas espectrométricas de análise.

Resumo

As técnicas espectrométricas de análise são amplamente empregadas, tanto em laboratórios de pesquisa como nos de controle de qualidade, nos quais a escolha de um preparo de amostra e a obtenção de limites de detecção adequados têm sido os principais desafios. Nesse seminário, serão mostradas algumas estratégias para a análise, por GF AAS, de suplementos a base de whey protein, os quais apresentaram não conformidades em relação à quantidade do elemento mineral cromo. Já empregando a técnica de absorção atômica no modo chama, foi feita uma monitoração dos elementos metálicos presentes em sais gourmet, com ênfase no sal rosa do Himalaia. Ao contrário do que é reportado pela mídia, as análises demonstraram que esses sais não constituem fonte significativa de outros minerais, sendo compostos basicamente por cloreto de sódio. Além disso, não foram encontradas evidências de adulteração por meio do uso de corantes, o que foi realizado empregando um método desenvolvido por espectroscopia Raman. Por fim, cortes comestíveis de frango foram preparados em diferentes panelas, para investigar como o processo de cocção pode interferir na perda ou ganho de espécies metálicas. Neste estudo de caso, a técnica de MIP OES foi utilizada para a determinação de elementos metálicos e alguns “mitos” puderam ser esclarecidos, como a questão do aumento de ferro (no caso da cocção em panela de ferro) e a contaminação por alumínio (quando do uso da panela de alumínio).

Date of last modification: 23/05/2022, 16:01