News News

Back

Programa de Pós-Graduação em Química realiza webcolóquio amanhã (31)

O evento faz parte da série de seminários de 2021.1 e será realizado via Google Meet, às 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove amanhã (31) o colóquio virtual “Uma Breve História da Química Analítica na Pós-Graduação em Química/UFPE”. O evento faz parte da série de seminários de 2021.1 e será apresentado pela professora Maria Fernanda Pimentel (Departamento de Engenharia Química/UFPE), primeira aluna a defender o doutorado no PPGQ. O webcolóquio será realizado via Google Meet, às 15h.

Quando o Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE iniciou as atividades em 1989, existiam grupos consolidados em várias subáreas da Química, como: Química Teórica e Computacional; Terras Raras e Espectroscopia; Química Orgânica; Eletroquímica; e Materiais. Entretanto, no início da sua atuação, o Programa de Pós-Graduação em Química formava doutores em Química Analítica orientados por docentes pertencentes a outros estados, especificamente da Universidade Federal da Paraíba.

A primeira tese defendida há 25 anos na PPG-Química, de autoria da professora Maria Fernanda Pimentel (1996), na área de Química Analítica, foi orientada pelo professor Mário César Ugulino de Araújo, da UFPB, em colaboração com o professor Benício de Barros Neto (DQF/UFPE). No seminário, será mostrado um breve histórico da área de Química Analítica, ressaltando a evolução e a consolidação da área ao longo dos anos, e a contribuição relevante de professores como Benício de Barros Neto (in memoriam), Valdinete Lins da Silva (in memoriam) e Mário Ugulino de Araújo, para indução da pesquisa em Química Analítica na UFPE.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)

pgquimica@ufpe.br

Date of last modification: 30/03/2021, 17:55