News News

Back

Progepe lança cartilha sobre Autocuidado e Primeiros Cuidados Psicológicos

Esta produção pertence à programação do Mês da Saúde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), através da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) e da Divisão de Prevenção e Promoção em Saúde Mental, divulga cartilha sobre saúde mental como parte das produções do mês da saúde. O objetivo é transmitir orientações sobre autocuidado e promover noções fundamentais de Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP). A cartilha completa está disponível aqui

Esta cartilha foi apresentada durante a palestra “Saúde Mental: recomendações para o cotidiano e situações emergenciais”, que aconteceu no dia 12 deste mês, de forma remota. O documento tem a autoria de Bruna Melo, psicóloga do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) e chefe da Divisão de Prevenção e Promoção em Saúde Mental, e contou com a coautoria de Heloneida Romão, chefe da Seção de Acolhimento e Cuidado da DQV/Progepe.

O autocuidado é indispensável para uma vida mais saudável e harmoniosa. Ele envolve a decisão consciente e responsável de realizar ações que promovam bem-estar e saúde no cotidiano.

“Estimular a reflexão sobre o autocuidado é sempre importante na busca por mais qualidade de vida no dia a dia. Atentar-se a algumas condutas do cuidado cotidiano pode contribuir na prevenção de agravos e na promoção de mais bem-estar,” comenta Bruna Melo.

A psicóloga pondera que, em algumas situações, o sofrimento intenso pode afetar a saúde mental, diminuindo a capacidade de lidar com desafios. “Nestes momentos, é importante procurar apoio e cuidados especializados, e, a depender da situação, de forma emergencial. Conhecer melhor sobre como agir e quais serviços procurar pode fazer a diferença no amparo a alguém que necessite de ajuda imediata”, concluiu a especialista.

Mais informações
divisao.saudemental@ufpe.br

Date of last modification: 20/04/2022, 18:15