News News

Back

Professoras de Nutrição do CAV fazem mapeamento afetivo de comidas de Pernambuco

Pesquisa é resultado da disciplina "Diálogos multidisciplinares sobre o corpo, o comer e a comida"

As professoras Nathália Paula de Souza e Gabriella Carrilho Lins, do curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estão realizando um “mapeamento afetivo de comidas (co)memoráveis” do estado. A pesquisa é resultado da disciplina "Diálogos multidisciplinares sobre o corpo, o comer e a comida", ofertada pela primeira vez durante o semestre letivo suplementar 2020.3. Para participar, basta responder ao formulário eletrônico. 

“A ideia era juntar as pautas mais atuais do campo da alimentação e nutrição em interface com a saúde pública, acrescentar porções generosas dos conhecimentos científico e popular, adicionar pitadas de outras racionalidades nessa mistura, bater tudo no liquidificador e degustar cada experiência compartilhada, cada poesia recitada e música cantada, cada documentário pimenta, cada conceito novo e dissolução de preconceitos, e cada café regado a reflexões sobre o corpo, o comer e a comida”, explicam as docentes.

De acordo com as professoras, um dos frutos da disciplina foi a construção de um “mapa afetivo de comidas (co)memoráveis” para que a turma pudesse perceber que o olhar para si e para a sua relação com a comida também pode se expandir e dizer mais quando vai para o coletivo. O convite levou cada um a embarcar em si mesmo, chegando muitas vezes de volta às cozinhas das avós, aos domingos em família, aos livros de receitas bem usados e também aos sabores, texturas, cores e cheiros que todas essas preparações envolvem.

“Na medida em que se projetam histórias pessoais no espaço, é possível construir uma cartografia afetiva, permitindo ultrapassar as fronteiras do pessoal e acessar o espaço coletivo de reflexões, adentrar em elementos que pulsam na sociedade e revelar questões sobre o espaço que ocupamos e vivemos. As histórias, memórias, significados e sentidos atribuídos podem ser muito diferentes, mas também podem guardar convergências com a vizinhança mais de perto e de nem tão perto assim”, afirma a dupla.

A experiência com a turma foi tão positiva que as professoras resolveram estender o convite para mais gente. Então, numa parceria com o projeto Enfrentamento e Cuidado da Obesidade no Âmbito do Sistema Único de Saúde em Pernambuco (ECOASUS-PE), resolveram ampliar a pesquisa com a ajuda da internet. “Ela será transcrita para um mapa (sem identificação pessoal), dando sentido e gerando sensações, na dimensão da diversidade e riqueza do nosso patrimônio cultural gastronômico”, informam.

Date of last modification: 10/12/2020, 15:20