News News

Back

Professor do Departamento de Ciência Política da UFPE lidera novo grupo de pesquisa CNPq voltado à ciência política computacional e experimental

Iniciativas do grupo já estão disponíveis na internet

O novo grupo de pesquisa “Laboratório de Ciência Política Computacional e Experimental”, liderado pelo professor Davi Moreira, do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFPE, reúne pesquisadores do terceiro setor (Manoel Galdino Pereira Neto, diretor executivo da Transparência Brasil), da Emory University (Umberto Mignozzetti) e 11 alunos de graduação e pós do DCP-UFPE.

O grupo explora a fronteira metodológica do campo, buscando responder perguntas através de inferência causal e de aprendizagem computacional, bem como produzir cursos e materiais didáticos relacionados à área.

Iniciativas já realizadas pelo laboratório incluem a visualização interativa “Retórica Parlamentar”, o e-book didático “txt4cs” disponibilizado gratuitamente na língua portuguesa como introdução a métodos de análise automatizada de conteúdo através da linguagem R. O laboratório também já realizou seu primeiro seminário sobre ciências sociais computacionais, com participação do professor Diogo Ferrari (University of California Riverside).

Date of last modification: 19/04/2022, 16:32