News News

Back

Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de dissertação de mestrado na próxima segunda-feira (9)

O trabalho é de autoria de Aluisio José Pereira

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado de Aluisio José Pereira na próxima segunda-feira (9), a partir das 14h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem entrar em contato com o mestrando através do e-mail ajp3@cin.ufpe.br. É recomendado aos interessados em assistir à defesa que entrem na “sala virtual” com microfone e câmera desligados.

Com o título de “Especificação de sistema de recomendação a partir de análise de interações em rede social educacional”, o trabalho contou com a orientação do professor Alex Sandro Gomes. Além dele, a banca avaliadora também contará com os professores Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE/Centro de Informática) e Eliseo Berni Reategui (UFRGS/Departamento de Estudos Especializados).

Resumo

A especificação de Sistemas de Recomendação Educacional (SRE), atualmente, centra esforços no estudo dos dados relacionais, nas técnicas de aprendizagem de máquina, recuperação e filtragem da informação e nos algoritmos para realizar as recomendações. Esses mecanismos por si só podem não fornecer insumos suficientes para construção de um modelo preciso de recomendação diante de uma heterogeneidade de fatores humanos nas interações dos atores envolvidos no contexto educacional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é especificar uma abordagem de SRE com potenciais mecanismos para estimular a dinâmica de interação entre estudante-professor e conteúdos escolares na Rede Social Educacional (Redu). Para tanto, a pesquisa tem como caráter uma abordagem projetiva a qual adota técnicas quali-quantitativas para analisar o contexto de aplicação e dados gerados por estudantes e professores na utilização do Redu no contexto do aprendizado remoto em uma instituição pública de educação básica do Recife. Foram conduzidas observações presenciais e on-line. Um questionário foi aplicado a 187 estudantes e 62 professores. Foram realizadas análises de agrupamento por uma abordagem não supervisionada para identificar os níveis de interação a partir de dados educacionais de 963 estudantes que usaram o ambiente virtual no letivo de 2020. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes e dez professores para coletar informações sobre as estratégias e dificuldades de interação. Os estudos conduzidos possibilitaram identificar os principais assuntos tratados nas interações no ambiente Redu. Formar clusters e caracterizar os padrões (mais interagem, interagem esporadicamente ou raramente) dos estudantes. Categorizar as respostas das entrevistas e identificar as estratégias de interação dos estudantes e professores no uso do ambiente virtual, as improvisações realizadas fora do ambiente virtual e um conjunto de dificuldades para interagirem. Os resultados permitiram especificar uma abordagem de SRE para atender a necessidades essenciais na dinâmica de interação e possibilitaram chegar a elementos nos quais estratégias de especificação centradas nos algoritmos não seriam decisivas em alcançar para definir em quais pontos a abordagem poderia atuar.

Date of last modification: 05/08/2021, 18:25