News News

Back

Número de candidatos inscritos para o sorteio de novos alunos do Colégio de Aplicação bate recorde

Para o ano letivo de 2022, serão ofertadas 56 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve o maior quantitativo de candidatos inscritos em toda a sua história. Foram recebidas 3.272 inscrições, sendo 2.942 para a Livre Concorrência e 330 para a Reserva de Vagas. Também foram registradas 27 inscrições de candidatos concorrentes às vagas específicas para pessoas com deficiência. As inscrições para o sorteio dos novos alunos se encerraram ontem (8). Na seleção anterior, para entrada no ano letivo 2021, foram 1.594 inscrições para a livre concorrência e 61 para a Reserva de Vagas.

Para o ano letivo de 2022, serão ofertadas 56 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental. A divulgação das inscrições homologadas será no dia 22 deste mês e o sorteio público, no dia 1º de dezembro, às 15h. Este ano, o processo de inscrição foi realizado através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e contou com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE.

“O grande quantitativo de inscrições revela o apreço da sociedade por essa instituição e o quanto acreditam no trabalho desenvolvido pelos profissionais desse colégio. O CAp, em seus 63 anos de prestação de serviços educacionais de qualidade, associa tradição e inovação na educação básica e na formação de professores”, afirma o diretor do colégio, professor Erinaldo Ferreira do Carmo.

“Nas duas últimas edições do sorteio, percebemos a mudança no perfil do alunado que ingressa no colégio. Hoje é maior a diversidade formativa, cultural e geográfica presente em cada turma. Se antes ingressavam mais estudantes oriundos de certos bairros específicos, de poucas escolas de alto padrão e de alguns cursinhos preparatórios, agora temos muitos alunos que estudaram em pequenas escolas de bairro. Essa heterogeneidade é bastante relevante na formação social dos estudantes. O sorteio democratizou o acesso a esse serviço público de qualidade ao dar a todas as crianças a mesma probabilidade de estudar no Aplicação”, explica o diretor.

Date of last modification: 09/11/2021, 20:02