News News

Back

Novidades na programação marcam inauguração do sinal digital da TVU

Solenidade de inauguração contará com presença do reitor Anísio Brasileiro e do pró-reitor Décio Fonseca (Procit), na quarta (26), às 9h30

A emissora educativa mais antiga do país, a TV Universitária (TVU) da UFPE, desliga o sinal analógico e põe no ar uma programação com imagem de alta definição, renovada, acessível, variada e com conteúdo regionalizado. A solenidade de inauguração do sinal digital da TVU será às 9h30 desta quarta-feira (26), no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da Universidade, localizado na Avenida Norte, 68, no bairro de Santo Amaro.


Na série de interprogramas Poesia Viva, Madalena Rodrigues declama

Será realizada a afixação da placa comemorativa pelo início das transmissões digitais da TVU seguida da visita às instalações da televisão, com cobertura jornalística do momento histórico para a televisão educativa pelas equipes do TVU no Campus e do Agenda Pública. O evento será prestigiado pelo reitor Anísio Brasileiro; pelo diretor do Núcleo de TV e Rádios Universitárias, José Mário Austregésilo; pelo pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia das Informação (Procit), Décio Fonseca, além de outras autoridades acadêmicas e artistas locais.


Diretor e ator José Mário interpreta Carlos Pena Filho no Poesia Viva

“Esse trabalho todo não é puramente ser digital, é transmitir boa qualidade de imagem, com sinal mais amplo, mas dar fôlego a um trabalho de resistência. O que nos move é a vontade de mostrar a nossa produção, a cabeça de rede com os sotaques brasileiros (TV Brasil), e nós, com os sotaques nordestinos, pernambucano, com toda abertura para a sociedade civil e cultivando uma gestão participativa”, explica José Mário Austregésilo.

Para marcar a entrada da TVU na era digital, no próprio dia 26 começam a ser exibidas duas novidades: “Brasil em Série” e “Poesia Viva”. O “Brasil em Série” será exibido de segunda a sexta às 18h, em Libras, garantindo a valorização e o reconhecimento da cultura surda. Depois, no horário alternativo das 22h, com a possibilidade de audiodescrição e legenda oculta. Serão sempre dois episódios com 26 minutos de duração cada. Na estreia, o documentário “Índios do Brasil”, dirigido por Camilo Cavalcante e Adelina Pontual e, em seguida, “Índio Presente”, de Bruno Villela e Sérgio Lobato.

Já a série de interprogramas “Poesia Viva”, produzido na própria TVU, "nasce com o sentimento de imprimir dramaturgia à TV através da poesia”, segunda a diretora e criadora do projeto, Clara Angélica. Serão atores, atrizes, jornalistas, advogados, gente diversa, fazendo leitura dramatizada de obras de seus poetas prediletos, ou poesias de autoria própria, nos intervalos da programação. Para começar, duas interpretações: Carlos Pena Filho, por José Mário Austregésilo, com o “Soneto do Desmantelo Azul”, e Elisa Lucinda, por Madalena Rodrigues, com “Só de Sacanagem”.

Dando continuidade às estreias, no sábado (29) será a vez do “Cena Nacional”, com o documentário “Manoel Bernardino: o Lénin da Matta”, de Rose Panet. O programa, com duração de uma hora, será exibido sempre no último sábado de cada mês, às 22h30, em Libras, e no horário alternativo no domingo (30), às 21h, também com a possibilidade de audiodescrição e legenda oculta. Para agosto, já estão previstas mais duas outras faixas com programações diárias. Uma de séries ficcionais e outra infantil, pela manhã.

TVU – A TVU Recife, canal 11, é a emissora educativa mais antiga do Brasil. Inaugurada no dia 22 de novembro de 1968, faz parte do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), órgão suplementar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), composto pela TVU Recife (1968), pela Rádio Universitária FM (1979) e pela Rádio Universitária AM (1963). Hoje, a televisão educativa transmite a programação da TV Brasil, além de exibir programas locais: Opinião Pernambuco, Realidades - Direitos Humanos e Cidadania, Sessão de Cinema Pernambucano, Na Direção Delas e 2 na Música, e os interprogramas: Agenda Pública e TVU no Campus.

A TVU Recife pode ser sintonizada na Região Metropolitana do Recife, no canal 11, e também pode ser assistida em tempo real através do site da UFPE  , pela página do Facebook www.facebook.com/tvurecife, no canal da emissora no YouTube e, em breve, também pelo aplicativo inédito UFPE Play.

Mais informaçõesTVU
(81) 3879.5430

Date of last modification: 24/07/2017, 13:16